Medida visa beneficiar crianças ou adolescentes tidos como desatentos ou desinteressados, evitando prejuízos no desenvolvimento escolar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Jean Oliveira (PMDB) indicou ao Governo do Estado, com cópia à Seduc, a necessidade de o Executivo incluir no Programa Saúde na Escola (PSE) a realização de exames oftalmológicos e otorrinolaringológicos nos estudantes da rede pública estadual, matriculados no Ensino Fundamental e Médio.
Segundo Jean, de acordo com o Art. 227 da Constituição Federal, é imposto ao Estado, à família e a sociedade, o dever de assegurar à criança, com absoluta prioridade, o direito à saúde. E ainda, ressalta o deputado, o inciso VII do Art. 108 garante ao educando, no ensino fundamental, o atendimento através de programas e a assistência à saúde.
O parlamentar ressalta que as deficiências parciais de visão e audição, nem sempre perceptíveis no âmbito familiar, são um grave problema de saúde pública e grande causa de evasão escolar.
“Os profissionais médicos poderão detectar se o estudante possui alguma deficiência visual ou auditiva, podendo assim encaminhá-lo à realização dos exames necessários e mais detalhados. Isso beneficiará a criança ou adolescente, tidos como desatentos ou desinteressados, evitando que tenham seu desenvolvimento escolar prejudicado, por problemas de saúde de fácil resolução”, justificou o deputado.
Rolim de Moura
Jean Oliveira indicou ao Estado e ao DER a recuperação da avenida 25 de Agosto, em especial o trecho compreendido na área localizada em frente à sede do Sebrae, em Rolim de Moura, em razão dos riscos que oferece a população.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!