Assegurada liberdade religiosa da Hoasca em Rondônia

Assegurada liberdade religiosa da Hoasca em Rondônia

Assegurada liberdade religiosa da Hoasca em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Projeto de iniciativa do deputado Ezequiel Júnior é transformado na Lei nº 3.653

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, em primeira e segunda votação, a Mensagem 238 do Poder Executivo, que altera a redação da ementa e do artigo primeiro da Lei nº 3.653, de 9 de novembro de 2015, que “Institui a liberdade religiosa da Hoasca no Estado de Rondônia”.

Pela alteração, passa a constar que a Lei nº 3.653 “Reconhece a liberdade religiosa da Hoasca no Estado de Rondônia”.

3

A mensagem do governo do Estado não muda a essência do Projeto de Lei nº 150/2015, de autoria do deputado Ezequiel Júnior (PSDC), assegurando às instituições religiosas que distribuem o chá Hoasca o direito ao transporte de duas plantas, o Banisteriopsis caapi e a Psychotria viridis.

Na mensagem encaminhada pelo Executivo, o governador Confúcio Moura (PMDB) cita que a matéria reconhece a liberdade religiosa da Hoasca em Rondônia, regulando e garantindo a proteção decorrente da Constituição Federal.

O governador destaca o artigo 5º, inciso VI, onde são garantidas as atividades de extração, coleta e transporte do cipó Banisteriopsis caapi e da folha Psychotria viridis, utilizadas em sacramentos religiosos.

“A Constituição Federal inclui a liberdade de crença e religião no rol de direitos e deveres individuais e coletivos, desta forma, cabe ao Estado garantir a proteção necessária aos locais de culto e suas liturgias”, consta na mensagem.

O deputado Ezequiel Júnior agradeceu ao governador Confúcio Moura pela decisão. O parlamentar explicou que a lei não regulamenta uma religião, e sim assegura o direito ao transporte das plantas utilizadas no preparo do chá conhecido como Hoasca.

Inicialmente o projeto apresentado por Ezequiel foi aprovado em primeira e segunda votação, por unanimidade. As galerias ficaram lotadas por dirigentes da União do Vegetal (UDV) e do Santo Daime, que agradeceram o posicionamento dos deputados estaduais.

Apesar disso, o projeto recebeu veto do Executivo porque um procurador do Estado entendeu que estaria sendo instituída uma religião. Ezequiel Júnior explicou novamente a situação e os deputados derrubaram o veto, novamente por unanimidade, diante das galerias mais uma vez lotadas por dirigentes da UDV e do Santo Daime.

Ezequiel detalhou, na ocasião, que havia conversado com o governador. “Confúcio tem em sua assessoria diversas pessoas que utilizam o chá Hoasca. O governador disse que não havia percebido o que havia acontecido e assegurou que não era contra o projeto”, contou o deputado.

Assim, após a derrubada do veto, o governador enviou à Assembleia Legislativa a Mensagem 238, citando que a matéria sobrevém em razão da iniciativa de Ezequiel Júnior. A mensagem recebeu parecer favorável do deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), seguindo para votação em plenário.

De acordo com Ezequiel Júnior, a Assembleia Legislativa de Rondônia deu um bom exemplo para todas as casas de leis do Brasil. Isso porque todos os deputados foram favoráveis ao projeto, independente a qual religião seguem.

“Faço um agradecimento especial aos deputados evangélicos. Diversos desses colegas se manifestaram em plenário, reconhecendo que vivemos em um Estado laico, onde cada um tem o direito de escolher sua religião”, acrescentou.

Ezequiel Júnior explicou que também apoia as igrejas evangélicas, principalmente na região de Machadinho do Oeste. “Todas as denominações religiosas que pregam o bem merecem nossa consideração”, frisou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS