Léo quer isenção de pagamento de taxas em concursos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Doadores de medula óssea deverão em breve ter a isenção do pagamento de taxa em concursos.
A isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso público para o doador de medula óssea, em Rondônia, foi proposta pelo deputado Léo Moraes (PTB), em projeto de lei ordinária.
A propositura prevê que os doadores, devidamente cadastrado perante o registro nacional de doadores de medula óssea (Redome), ficam isentos do pagamento da taxa de inscrição.
O parlamentar diz querer incentivar e dar maior repercussão para a importância da doação de medula óssea, “que ainda hoje é precária em nosso país e, também, de prestigiar as pessoas que já fazem parte do registro nacional”.
Na justificativa para aprovação do projeto, o deputado relata que mesmo tendo crescimento significativo no número de doadores, esse percentual precisa aumentar ainda mais. Como parâmetro apontou que, no ano 2000 existiam apenas 12 mil inscritos no Redome, já em 2014, o número aumentou para cerca de 3,5 milhões.
Segundo o deputado Léo Moraes, esse número se deve as campanhas realizadas por diversas instituições, mas ainda precisa melhorar, para que seja possível alcançar o patamar de países como os Estados Unidos e Alemanha, primeiro e segundo, respectivamente, em números de doadores cadastrados.
Outro ponto específico no projeto de lei é a possibilidade de tratar, através do transplante de medula óssea, outras doenças, como leucemia.
A matéria vai tramitar nas comissões pertinentes da Assembleia Legislativa e na sequência segue ao plenário para discussão e votação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!