Mosquini foi favorável à redução da maioridade para crimes hediondos

Mosquini foi favorável à redução da maioridade para crimes hediondos

Mosquini foi favorável à redução da maioridade para crimes hediondos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O texto da comissão especial para a PEC 171/09, que reduz a maioridade penal, foi rejeitado esta madrugada pelo plenário da Câmara dos Deputados. O mínimo

 

necessário eram 308 votos. Foram 303 votos a favor, 184 votos contra e 3 abstenções.

O deputado Lúcio Mosquini (PMDB/RO) foi um dos 308 deputados que votaram a favor da PEC. "Este é um tema muito polêmico, mas um deputado não pode fugir de suas responsabilidades. Eu sou favorável à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos mas somente em casos de crimes hediondos, que isso fique bem claro", afirmou Mosquini.

A proposta rejeitada reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado. O adolescente dessa faixa etária também poderia ser condenado por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado - quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos.

O clima foi quente durante as mais de três horas de discussão no plenário. Houve manifestações das galerias e a sessão chegou a ser suspensa pelo presidente Eduardo Cunha (PMDB). No entanto, durante os debates, uma opinião era comum: a criminalidade está crescendo no Brasil e o Congresso precisa ampliar esta discussão.

Na opinião do deputado Lúcio Mosquini o texto era equilibrado e propunha a redução apenas para os casos graves, os crimes contra a vida. "Quase 90% da população brasileira, segundo o Datafolha, é favorável à redução da maioridade penal. Eu também ouvi minha base eleitoral, através de e-mail e redes sociais. O povo de Rondônia também é amplamente favorável à redução para crimes hediondos".

Com a rejeição da PEC Mosquini vai trabalhar pela revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),  o qual considera "fraco".

O texto original da proposta, que reduz a maioridade para todos os tipos de crimes, deve ser votado em agosto.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS