Léo Moraes quer enfermarias exclusivas para detentos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Através de indicação ao Poder Executivo, o deputado Léo Moraes (PTB), apontou a necessidade de incluir no projeto do novo Hospital Estadual de Urgência e
Emergência de Rondônia (Heuro), enfermarias exclusivas para atendimento aos presos custodiados do Estado.
Segundo Léo Moraes, a movimentação de pessoas no pronto atendimento de urgência e emergência e nas unidades de atendimento médico de Rondônia é intenso.
“E não é raro o atendimento a detentos transportados dos presídios por policiais militares fortemente armados em meio aos demais pacientes, por vezes até crianças e idosos”, argumentou o parlamentar.
O deputado destacou, ainda, que “via de regra os detentos são encaminhados diretamente para as enfermarias, as quais já se encontram lotadas de pacientes que também aguardam atendimento, passando na frente de muitos que estão há horas na fila”.
Na propositura, Léo Moraes também apontou que o sentimento de medo e insegurança atinge os funcionários que se sentem incomodados com o “vai e vem” de presos nos corredores, uma vez que não há local específico para o atendimento e nem garantia da integridade física dos servidores e pacientes.
De acordo com o deputado, as enfermarias exclusivas proporcionarão economia de recursos humanos à Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
“A medida tem como objetivo proporcionar mais segurança aos funcionários e usuários da unidade da saúde e aos detentos, além de reduzir o efetivo necessário para o acompanhamento dos presos”, afirmou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!