As declarações foram unânimes no sentido de que a candidatura própria ao governo se tornou irreversível e que uma eventual coligação com o PMDB provocaria desistências de candidaturas proporcionais e não seria aceita pela militância.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
"O PT nacional em nenhum momento desestimulou a candidatura própria de Rondônia, tão pouco firmou qualquer compromisso com lideranças de outros partidos para obrigar o apoio a outras candidaturas", afirmou categoricamente o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, em reunião realizada na manhã de ontem (3) com o nome ao governo deputado federal Padre Ton e lideranças do partido no Estado.
Os petistas de Rondônia fizeram um relato detalhado da situação local do partido, que vem construindo um processo vigoroso de fortalecimento e unidade interna, iniciado com o lançamento do nome do Partido ao governo em maio do ano passado, que se intensificou com a eleição dos novos diretórios em novembro de 2013, consolidando com os lançamentos de possíveis pré-candidaturas nos últimos três meses.
As declarações foram unânimes no sentido de que a candidatura própria ao governo se tornou irreversível e que uma eventual coligação com o PMDB provocaria desistências de candidaturas proporcionais e não seria aceita pela militância.
Foi relatado que a postura do senador Valdir Raupp, considerada desrespeitosa para com o PT de Rondônia, de tirar fotos com lideranças nacionais do partido e divulgar na imprensa um suposto acordo com a direção nacional para o apoio do PT de Rondônia, provocou forte rejeição na militância, que não aceita aliança com o PMDB em nenhuma hipótese.
"Eu, o Lula e a Dilma tiramos fotos e conversamos com todas as lideranças partidárias que nos procuram", afirmou Rui Falcão, esclarecendo que tal fato, por si só, não representa acordo ou compromisso.
Falcão ressaltou que o diálogo com o PMDB em todo país tem evoluído bem, sendo que já foram fechados acordos em sete estados, com a participação das direções estaduais do PT e sem imposição.
"Após esta reunião com o nosso presidente nacional, estamos mais seguros para buscar e concluir entendimentos com outros partidos da base aliada da presidenta Dilma", afirmou Padre Ton.
Além do pré-candidato ao governo, deputado Padre Ton, Rui Falcão recebeu o deputado federal Anselmo de Jesus; os deputados estaduais Claudio Carvalho, Epifânia Barbosa e Ribamar Araujo; o vereador da Capital Sid Orleans; o presidente da CUT Itamar Ferreira; o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, todos também na condição de lideranças partidárias, além dos membros da executiva estadual do PT, Carlinhos Dantas vice-presidente e a vereadora Fátima Rosilho, a Fatinha, secretária de Comunicação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!