Projeto de Léo Moraes fortalece prevenção de HPV

Projeto de Léo Moraes fortalece prevenção de HPV

Projeto de Léo Moraes fortalece prevenção  de HPV

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou em junho de 2013, projeto de lei de autoria do vereador Léo Moraes (PTB) que institui o Programa de Prevenção e Tratamento do HPV - Papiloma Vírus Humano - e do câncer do colo do útero.
Com essa iniciativa, o parlamentar se antecipou a um grave problema de saúde, que vem chamando a atenção das autoridades locais e de todo o País.Em Rondônia, o Câncer do Colo de Útero está no topo dos que mais matam.
 Desde segunda-feira (10), o Sistema Único de Saúde (SUS) está oferecendo a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país.
"Mais uma vez, estivemos na vanguarda e fico feliz em ver o início das vacinações para adolescentes e saber que de alguma forma, contribuímos para isso. Esse também é o meu papel", comemorou Léo Moraes.
 O Ministério da Saúde registra a cada ano 137 mil novos casos no país. Os especialistas chamam a atenção para o desenvolvimento da doença, responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero.
 Pela matéria do petebista, as ações preventivas deverão ser desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de campanhas permanentes nas redes públicas de saúde e educação.
Segundo o texto, a proposta é divulgar nos diversos segmentos da sociedade a prevenção, o diagnostico e o tratamento do HPV e do câncer do colo do útero.
Com a aprovação da propositura, a rede pública de saúde ficou apta a promover as seguintes ações: protocolo de atendimento, diagnostico e tratamento; recursos de diagnóstico como exames de papanicolau, colposcopia, hibridização e captura híbrida, entre outros.
De acordo com a proposta, tornou – se obrigatório na rede pública de saúde do Município de Porto Velho, a notificação compulsória das doenças que deverão ser acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS