Deputado diz que Terra indígena é a que estava ocupada até a Constituição de 88

Deputado diz que Terra indígena é a que estava ocupada até a Constituição de 88

Deputado diz que Terra indígena é a que estava ocupada até a Constituição de 88

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) avaliou os conflitos no País decorrentes das demarcações de terras indígenas e disse que a instalação da comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 215/2000 não pretende suprimir direitos dos indígenas, mas sim debater o assunto de forma a consolidar uma solução “equilibrada”.

“Não podemos ser o País da cizânia, das diferenças, nós temos que construir esse caminho aqui. Nosso papel é ter equilíbrio e, depois de uma ampla discussão com a sociedade, encontrar uma solução justa para os índios e para os não índios”, disse.

Moreira afirmou que a Constituição determinou a demarcação das terras que os índios ocupavam à época da promulgação em 1988, e que a União teve o prazo de cinco anos para efetivar este dispositivo. Segundo ele, as novas demarcações propostas pela Funai, 20 anos após o prazo constitucional, cria os conflitos vividos no País.

“A Funai não aceita o fato de que a Constituição estabeleceu uma linha de corte, um marco temporal para a questão indígena. Esse fato já foi consagrado pelo Supremo Tribunal Federal. Terra indígena é aquela que estava ocupada quando da promulgação da Constituição”, afirmou.

Segundo o deputado, dados de 2013 indicam que 13% do território nacional estão definitivamente demarcados como terras indígenas. Para ele, a área de 109.871.000 hectares é suficiente para atender os indígenas e preservar seus direitos.

“É o interesse econômico que está por trás disso, não é o interesse dos indígenas, que são usados como massa de manobra. O Brasil é hoje o segundo maior produtor de alimentos do mundo. Isso é que incomoda os nossos adversários de outros países”, ressaltou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS