POLITICANDO - Mecenas do Garçom, Mariana x Onibus, Não sou burro, Mensalão - Por Paulo Andreoli

POLITICANDO - Mecenas do Garçom, Mariana x Onibus, Não sou burro, Mensalão - Por Paulo Andreoli

POLITICANDO - Mecenas do Garçom, Mariana x Onibus, Não sou burro, Mensalão - Por Paulo Andreoli

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A publicação de coluna reportando os bastidores da política local para o pleito 2012 rendeu uma bela dor de cabeça. Pra este que escreve. Também para gente da nossa gente que ficou chateada.Pessoas meigas e doces  amargaram um tremendo  “piti”.
 Nada que um “doril” não resolva.
Mas uma vez vou repetir. È a conversa das ruas. Nada mais justo do que trazer a baila no período eleitoral. Quem se sentir melindrado, pode ligar. Vamos esclarecer. Vamos mostrar que estão falando mal de vocês nos botecos. Que é tudo inverdade. Ponto.
 Mas não venham me fazer gastar os poucos recursos deste com ações na justiça. Vamos fazer valer a Democracia, onde cada um tem sua opinião. Tem sua versão. Nada de ir correndo pros braços da “Deusa Temis” que nem um bebe chorão.
Já basta deste marasmo político eleitoral. Basta do “cala boca” perpetrado por conta da legislação eleitoral. Não se pode escrever nada que o “bicho pega”.  Poda-se o direito de pensar.
Não podemos esquecer que os políticos fazem as leis, logo elas estão do jeito que o “diabo gosta”. De bom tamanho para que a voz rouca das ruas não chegue aos meios de comunicação.  Ideal para político mentiroso, que morre de medo da verdade.
NEM TÃO MORTOS
Cometi uma grande indelicadeza com os candidatos a prefeito de Porto Velho que estão na lanterna das pesquisas. Gente boa o candidato do PSOL, o pastor Aluisio Vidal. Pessoa reconhecidamente do Bem no meio cristão da capital.
Porém, minha opinião. Lugar de Padre e Pastor é na igreja. Se quiserem sair candidatos, retirem a posição eclesiástica do nome. Sai só como Aluisio Vidal por exemplo.
PADRE DE PASSEATA
Serve também para os chamados padres de passeata, que grassam no PT. Nesta seara, enquadra-se também o Padre Franco de Cacoal. Não poderia ser candidato apenas como Franco Vialetto, seu nome de batismo?
Aliás, o padre político petista de Cacoal anda muito ocupado no “confessionário” do Ministério Público Estadual. Algumas ações de improbidade administrativa contra sua gestão frente ao município de Cacoal está tirando o sono do italiano.
INGRATIDÃO
Outro que fui ingrato foi o Waltério Rocha do PSTU. Para o tamanho e força do PSTU, este parágrafo está de bom tamanho para a retificação.
MORTINHO DA SILVA
O candidato Mario Sérgio (PMN) é o qual me referi com mais exatidão quando escrevi "não chutar cachorro morto”. Enrolado com denuncias sérias e bem embasadas de má gestão na Emdur – Empresa de Desenvolvimento Urbano, Mário corre o risco de ver o sol nascer quadrado em breve. Pelo menos é o que se ouve nos bastidores da polícia.
Deve ser um problema congênito. Daqueles que se passa de pai para filho...
GARÇOM DA GATA
O boa praça Lindomar Garçom ainda não veio a público desmentir o que andam falando de suas companhias nada recomendáveis. Vai virar um samba do crioulo doido, com tamborim de pele de gato a reta final de sua campanha.
USINAS
As compensações sociais e ambientais do município de Candeias do Jamari para com a Eletronorte, “dona”  da Usina de Samuel foram uma verdadeira piada, em relação as que constroem as Usinas do Madeira.
Mas seria de bom alvitre investigar o que é feito com os royalties pagos mensalmente pela Usina  de Samuel a prefeitura de Candeias. Contratos bem suspeitos podem estar pendurados nesta verba sem fiscalização há vários anos....
VOU DE TAXI
Uma cena dantesca. O limiar dos novos tempos. A advogada, médica, empresária e vereadora Mariana Carvalho, candidata do PSDB a prefeitura de Porto Velho, apareceu no programa eleitoral andando num ônibus superlotado, daqueles em que “acoxadas” são bem comuns. Tragicômico.
Na minha sandice, não me recordo da mega-ultra-power Mariana ter feito alguma gestão nos seus quatro anos como vereadora no setor de transporte público. Foram diversos aumentos no valor da passagem sem nenhuma “briga” da onipresente cidadã. Linhas urbanas que não atendem mais o cidadão estão despejando gente a mais de dois quilômetros de casa. Passou batido.
Mas se eleita for, vai construir mais de 200 pontos de ônibus. Então tá.
Uma fonte  garante que Mariana não incomodou os tubarões do transporte enquanto  vereadora. Quem disse é de dentro do SET – Sindicato Empresas de Transporte. Faça-se Justiça, também não andou por lá pedindo apoio financeiro, diferente de alguns de seus pares na CMPV..
 A fonte ainda brincou - : Não incomodou porque estava ocupada estudando. Medicina em horário integral e Direito á noite consome a pessoa. Não sobra tempo nem para namorar...
Para completar a visão apoteótica de devaneios eleitorais, pode-se gravar com toda a família Carvalho dentro de um ônibus lotado, vindo do Ulisses Guimarães ás 7 da manhã?
Isso, Dr Aparicio Carvalho ( só médico, não é advogado), todo de branco, com toda sua fleuma britânica , agarrado num ferro seboso para não cair durantes as freadas bruscas. Seu irmão, o hábil “piloto”, que não consegue conduzir na capital um veiculo nos limites de velocidade permitido em vias públicas, poderia ser o motorista do buzão. Chegava-se rapidinho no centro da capital.
 E tem gente que ainda acredita...
JEAN
Continua a indagação. Porque Mariana não representou dentro do seu partido para uma sanção (administrativa que fosse) contra o deputado Jean Oliveira (PSDB), indiciado por corrupção na operação Termópilas. Ela concorda com a ação perpetrada pelo seu mais que amigo? Pode pegar propina do Valter Araujo que não é crime.. Pelo menos se você for amigo de Mariana. Estamos no aguardo...
DA SERIE NÃO SOU BURRO
Dizem que o Homem é brabo. Dizem que o Cassol é um lorde inglês perto do Mário Portugues. Chega a informação que o Portuga, na saída de um hotel em Extrema de Rondônia chegou na portaria do hotel, furioso:
 - Vou embora deste hotel e nunca mais volto!
 - Mas por que senhor?
 - Ora, nos dois dias que fiquei aqui, não vi sinal de papel higiênico no banheiro!
 - Bem, foi uma falha que podíamos corrigir! Bastaria nos ter dito!
 - Falha é o raio que o parta! O senhor não tem competência de gestão empresarial ? ralha o Portuga.
 - E o sr? Não tem língua? retruca o dono do hotel, referindo-se que um simples pedido para colocar o papel teria resolvido o problema.
Sem entender o que o homem disse,o gajo teria respondido - Língua eu tenho, mas não sou contorcionista!
FILHO DE PORTUGUES
Um filho de Mario que recentemente voltou de uma viagem para o EUA disse abismado para o pai - Se ganhar a prefeitura, tem que dar uma atenção melhor para a educação.
-Porque meu filho?
Ora pois meu pai, lá nos Estados Unidos as crianças, até as mais miudinhas sabem falar inglês direitinho. Aqui em Porto Velho o ensino está muito fraco.
Passa a régua...
BRIMO
Se for feita uma analise do discurso para com a realidade, o candidato Mauro Nazif perde quando se observa como anda a fachada de sua empresa e de sua casa. As más línguas que bebem ali nas bandas do bairro Embratel dizem que se o turco não cuida nem de sua casa e clinica (vila Tupi), vai cuidar o que é dos outros?
Sacanagem da grossa. Mauro é apenas um homem econômico.
VAI SER INDAGADA
Nos debates eleitorais espera-se com ansiedade a pergunta que não quer calar. Na ótica de Fátima Cleide (PT), o mensalão existia ou não em Brasília?
AQUELE QUE DIZ QUE O MENSALÃO NÃO EXISTIU
Lula estava em um discurso quando uma pessoa grita:
 -Senhor presidente quanto é 51 dividido por dois
 Lula:
 -Meio litro pra cada um meu filho……..
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS