Mario Português participa do debate da UNIR e empolga platéia

Mario Português participa do debate da UNIR e empolga platéia

Mario Português participa do debate da UNIR e empolga platéia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O candidato a prefeito de Porto Velho, Mario Português (PPS), participou na noite desta quinta-feira (30) do debate promovido pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. O evento aconteceu no auditório Paulo Freire e contou com a participação de todos os candidatos, além de professores e alunos.
Vinte temas foram selecionados para ser debatidos pelos candidatos, mas apenas nove entraram em discussão. Através de sorteio, Mario Português foi questionado, por um professor universitário, sobre a importância das populações originárias e tradicionais.
Para Mario a população originária e tradicional precisa ser mais valorizada, pois é a base e sustentação do povo rondoniense. “É preciso valorizar as populações tradicionais, o nosso caboclo, o nosso ribeirinho. Foram eles quem garantiram a existência dessa terra e desse Estado, é por isso que não podemos perder esse foco”. Mario lembrou também dos colonizadores portugueses que, no século VXII, construíram o Forte Príncipe da Beira.
Segundo o candidato, respeitar a identidade de um povo é também levar ações da prefeitura às regiões mais distantes. “No Baixo Madeira, as famílias não tem água tratada para beber e precisam pegar água do rio, cheia de mercúrio. Meu compromisso é com a mudança, mas sem deixar de preservar a nossa identidade”.
Mario português falou também sobre como será a relação da prefeitura com a Unir, durante a sua gestão. “É preciso estreitar os laços e firmar parcerias. Por exemplo, o município precisa de apoio dos professores da universidade, com amplo conhecimento em educação, para melhorar a qualidade do ensino”.
O candidato disse ainda que a prefeitura deve garantir que alunos e professores exerçam suas atividades plenamente, sem preocupações externas, como segurança, por exemplo. “Ruas iluminas, sem buracos, sem terrenos baldios garantem que o professor e o aluno voltem tranqüilos para suas casas”.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS