OPINIÃO - O Bobageira Unger e Rondônia, como sempre enganada – Por Gessi Taborda

OPINIÃO - O Bobageira Unger e Rondônia, como sempre enganada – Por Gessi Taborda

OPINIÃO - O Bobageira Unger e Rondônia, como sempre enganada – Por Gessi Taborda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

ENGANANDO RONDÔNIA
Seguramente está longe o tempo em que Rondônia superará seu provincianismo. E enquanto isso não acontece nosso estado continuará sendo um atrativo para figuras sem nenhuma importância, aqui aportadas em cargos pomposos, festejadas pelos homens “do poder”, como se fossem grande alternativa para formular o pensamento e as equações capazes de levar o estado ao desenvolvimento.
Totalmente fora de moda nos meios intelectuais, Bobageira Unger anda ocupando palcos em Rondônia – esteve no último dia 19 em Ariquemes – para deitar falação (pasmem!) sobre a política de extração mineral no estado. Deve ser realmente uma dessas piadas impagáveis.
Que tipo de truta tem nessa relação? Se o “Bobageira” é esse nome tão cultuado pelo governo rondoniense como intelectual, cientista, filósofo e mago, porque se contentou apenas em ser o vice-presidente do tal Conedes, uma dessas siglas que ninguém sabe e ninguém viu? Só se a presidência tiver um sujeito com mais títulos, mais intelectualidade e mais prestígio do que o Bobageira... Afinal, quem é esse iluminado?
QUEM É
Não conheço pessoalmente o Bobageira. Sei que ele ganhou notoriedade na imprensa nacional quando começou a chamar o ex-presidente Lula de ladrão. Isso até entrar na Sealopra (que sigla horrível!), quando começou sua série de discursos pedindo desculpas ao então presidente.
Prá mim ficou claro quem é Bobageira. É o rei da incoerência. É o tal brasileiro com sotaque americano, preferindo viver com sua família nos Estados Unidos, onde (sabe-se lá por que) dava aulas de Direito.
A mudança de lado (depois de toda esculhambação a Lula) em relação ao ex-presidente, me deixou com um pé atrás em relação a ele. Com ela aconteceu algo parecido com Jair Ramires, aqui em Porto Velho. Depois de chamar (quando era vereador) Roberto Sobrinho de ladrão, acabou sendo acolhido como Secretário Municipal onde está até hoje.
AMNÉSIA
Quem poderia imaginar que Bobageira teria um cargo de Ministro (não fez praticamente nada e nem tinha muita influência). Afinal, foi ele quem pediu o “impeachment” de Lula, em 2005, após considerá-lo o maior corrupto da história do país. Mas, como se sofresse do mal Alzheimer, com uma bruta amnésia, ao assumir o cargo Bobageira se transformou no maior puxa-saco de Lula. Não adiantou muito, pois ficou sem espaço no governo Dilma.
É pena ver Rondônia servindo de porto a notórios oportunistas da política. É como se aqui não tivéssemos uma safra de cidadãos, de jovens com tirocínio e suficiente informação para contribuir com o desenvolvimento verdadeiro do estado.
A predominância da corrupção e dos corruptos não dá lugar à entrada de gente séria e honesta na composição do poder público, gente capaz de formular as alternativas mais factíveis para garantir uma Rondônia capaz de orgulhar a todos os seus habitantes. Os dirigentes provincianos consideram fundamental manter por aqui esse zero à esquerda, na idéia de que assim o governo ganha o seu toque de intelectualidade. Quanta besteira...
HUMOR
Saber que o Bobageira anda ensinando como extrair os minérios de Rondônia na riquíssima província de Ariquemes deve ser como assistir alguém ensinando vigário rezar missa. Parece uma piada de humor negro. Mas na realidade, imagino que tem caroço nesse angu.
DOENÇA
O sujeito fica 8 anos mentindo, quebrando compromissos, deixando uma esteira de obras não terminas, superfaturadas, motivo das maiores desconfianças para motivar (todos esperam) investigações sérias do TCE e Tribunal de Contas e, mesmo assim, faz uma maratona pelas redações da chamada imprensa domesticada imaginando ser possível mudar o epitáfio de sua débâcle. Certamente Bob Tiozinho, depois de ter ficado milionário pelos meandros fétidos do Poder, está sofrendo da doença do petismo: “É uma doença mental grave cujos sintomas principais são: alienação, perda total do bom senso, hipermetropia seletiva, dificuldade para completar raciocínios, psicopatia comunista e cinismo crônico”, foi o diagnóstico que ouvi de um ex-petista histórico.
A EXPLICAÇÃO
Por que motivo há na Assembléia Legislativa deputados com coragem para defender os bandidos que usaram o cargo para ganhar dinheiro (muito dinheiro!) sujo ao contrário de agora, sem tergiversações, cumprir seu papel de representantes da população, de defensores da honra e da ética, do decoro, fazendo a faxina total daquela Casa, tirando da vida pública os integrantes do crime organizado? A resposta é simples:
Eles odeiam a Justiça. Ou não fariam o que fazem. Eles odeiam a fraternidade. Ou não fariam o que fazem. Eles odeiam a igualdade. Ou não fariam o que fazem. Eles odeiam a democracia. Ou não fariam o que fazem. Eles odeiam o decoro. Ou na fariam o que fazem. Eles odeiam cumprir a lei. Ou não fariam toda essa canalhice.
VAI MUDAR
Graças a homens ainda sérios, ainda com vergonha na cara e respeito aos cidadãos, as coisas irão mudar. São os homens que defendem o estado democrático e de direito que não se acovardaram diante dos mafiosos contra o império da lei.
Ao longo dos anos, eles foram se aproveitando de nossas fraquezas, de nossa tolerância, de nossa boa-vontade, de nossa boa-fé, de nosso amor pelo diálogo, de nossa crença na racionalidade e foram fazendo do Parlamento Estadual uma verdadeira caverna do Ali Babá e todos os seus ladrões. Mas, certamente chegou a hora de dizer um basta. Não se trata de votar com ódio, com perseguição... Nada disso, trata-se de votar pela predominância da Lei. Quem não compreendeu a dimensão do mandato dado pelo povo não pode mais continuar fazendo parte da Assembléia Legislativa.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS