Moreira Mendes debate sobre Código Florestal e melhorias para a agricultura

Moreira Mendes debate sobre Código Florestal e melhorias para a agricultura

Moreira Mendes debate sobre Código Florestal e melhorias para a agricultura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Moreira Mendes (PSD-RO), presidiu nesta quarta-feira (15) reunião na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, destinada a discutir as alterações feitas no relatório do Código Florestal pelo Senado. Fizeram parte da Mesa o professor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evaristo Miranda, o juiz José Maria da Costa, o relator do Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG) e o presidente da Comissão de Agricultura deputado Lira Maia (DEM-PA).
Nesse debate, junto com os representantes da FPA, foram discutidos os pontos convergentes e divergentes no texto que foi aprovado no Senado Federal no fim do ano passado e que está previsto ser votado na Câmara dos Deputados nos dias seis e sete de março próximos.
O pesquisador da Embrapa, Evaristo Miranda, fez uma explanação dos itens alterados pelo Senado no relatório do Código Florestal e avaliou como positiva. Para ele, o consenso entre as duas Casas em relação ao texto é de 93% e existem apenas 7% de divergências entre os dois relatórios. De acordo com informações apresentadas pelo professor, o Senado manteve 269 (66%) dos itens da Câmara, alterou a redação de 102 (25%) e suprimiu 36 (9%), também foram introduzidos 200 novos itens (35% do texto aprovado no Senado).
Moreira Mendes, por conta disso, está confiante que se chegue a um consenso, para ele a proposta do Senado melhorou muito o texto da Câmara, e justificou: “O texto que foi feito no Senado está bom, estamos empenhados em ajudar o relator para que ele possa produzir um bom parecer para que seja votado nos dias seis e sete de março, o que não podemos é postergar essa votação”.
Agricultura
Às vésperas do carnaval, Moreira Mendes além de dedicar sua agenda às questões sobre o Código Florestal, tratou melhorias para o setor produtivo. Nesta quarta-feira (15) ele participou também de uma audiência com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro para reivindicar melhorias para a agricultura.
Junto com os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o parlamentar se reuniu com o ministro para discutir os pontos introduzidos pelo Senado no Código Florestal, e justificou sua visita ao ministro Mendes Ribeiro: “Pedimos que o ministro levante a bandeira do produtor rural, para evitar os vetos no projeto que certamente vamos aprovar com modificações nos dias seis e sete março”. 
Moreira Mendes também foi tratar com o ministro outros três pontos importantes: a inclusão do produtor rural pessoa física na lei de recuperação judicial, regulamentação do fundo de catástrofe do seguro rural e o zoneamento para a cana-de-açúcar. De acordo com o Decreto n. 6.961/09 que aprova zoneamento e determina ao Conselho Monetário Nacional o estabelecimento de normas para as operações do setor sucroalcooleiro, não está incluído o território do Bioma Amazônia para a plantação de cana.
“Intercedemos junto com o ministro num ponto que toca direto a nós que vivemos na Amazônia. O zoneamento da cana-de-açúcar que diz onde pode ser plantada a cana no Brasil, e a Amazônia está fora. Isso é uma discriminação que não podemos aceitar. Não estamos propondo que se derrube a floresta para plantar cana, nós queremos é ter a possibilidade de efetuar a plantação em áreas que já estão degradas há muitos anos, para que possamos produzir também o álcool, que é tão necessário para nós que vivemos na Amazônia”, explicou Moreira Mendes.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS