TJ/Rondônia vê indícios de autoria de crime por parte do deputado Neodi Carlos

TJ/Rondônia vê indícios de autoria de crime por parte do deputado Neodi Carlos

TJ/Rondônia vê indícios de autoria de crime por parte do deputado Neodi Carlos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Caso seja condenado, Neodi Carlos está sujeito à pena de detenção de seis meses a um ano, e multa  Em se tratando de denúncia que descreve de forma satisfatória e individualizada a prática, em tese, de crimes pelo acusado, acompanhada de elementos de convicção que revelam indícios de autoria e de materialidade dos delitos, a inicial deve ser recebida e instaurada a ação penal.

Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu, no último dia 18 de agosto, denúncia do Ministério Público de Rondônia, por seu procurador de justiça Charles José Grabner, contra o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos Oliveira (PSDC), pela prática, em tese, de crime previsto no artigo 46 da Lei número 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Segundo a denúncia do MP, no dia 18 de novembro de 2005, o presidente da Assembléia Legislativa, utilizando-se da empresa Madema Industrial Madereira Ltda, na qualidade de sócio-proprietário, foi autuado por fiscais do IBAMA por receber para fins comerciais 19,941m³ de madeiras em tora, sem licença válida outorgada pela autoridade competente.

A denúncia foi oferecida em 8 de abril de 2008, seguindo o rito previsto na Lei n. 8.038/90, em razão de figurar como réu na ação parlamentar com prerrogativa de foro no Tribunal de Justiça.

Determinada a notificação do parlamentar para, querendo, oferecer resposta preliminar, o denunciado apresentou resposta sustentando, em suma, que jamais praticou os atos descritos na denúncia.
O desembargador Miguel Mônico Neto, relator do processo no TJ, votou pelo recebimento da denúncia, e anotou:

“Em se tratando de denúncia que descreve de forma satisfatória e individualizada a prática, em tese, de crime pelo denunciado, acompanhada de elementos de convicção que revelam indícios de autoria e de materialidade do delito, a inicial deve ser recebida, e instaurada a ação penal”.

Os desembargadores Eurico Montenegro, Eliseu Fernandes, Renato Mimessi, Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, Ivanira Feitosa Borges, Rowilson Teixeira, Sansão Saldanha, Moreira Chagas, Walter Waltenberg Silva Junior, Kiyochi Mori e Marcos Alaor Diniz Grangeia e os juízes Francisco Prestello de Vasconcellos, Guilherme Ribeiro Baldan e Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa acompanharam o voto do relator.
O acórdão (resultado) do julgamento que determinou o recebimento da denúncia foi publicado no Diário da Justiça de sexta-feira, 17.
Caso seja condenado, Neodi Carlos está sujeito à pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS