Convenção do PMDB vota pela coligação e indica Emerson Castro para vice de Sobrinho
Atualizada às 9h30min para complementação de informação****
Contrariando a expectativa de que o clima ficaria tenso durante a realização da convenção do PMDB, peemedebistas que defendiam uma candidatura própria, resolveram acatar o que decidiu a maioria que votou pela coligação e concordar que Emerson Castro seja indicado a vice-prefeito de Roberto Sobrinho (PT).
Em função da divulgação na mídia das duas correntes que se instalaram no PMDB entre membros da Executiva e outros filiados, a Executiva Municipal optou por antecipar a convenção que estava marcada para o dia 22 de junho para por fim às especulações. “Resolvemos antecipara para acabar logo com essa questão e definir os rumos do partido”, falou Fernando Prado, presidente municipal do partido.
Com um total de 42 a 21 votos, os convencionais do PMDB decidiram, em votação secreta, na manhã deste domingo (15), a apoiar a coligação. Os membros do partido concordaram com o senador Valdir Raupp, que por várias vezes deixou claro que o PMDB não tinha um nome para disputar a prefeitura da Capital.
O próprio senador, que participou da convenção possivelmente para acalmar os ânimos, chegou a falar na tribuna da Câmara defendendo a coligação. Raupp reafirmou que o PMDB não tinha trabalhado uma candidatura própria e a melhor condição para partido seria apoiar o PT e indicar o vice.
O senador chegou a declarar que não estava na convenção para acalmar os membros do partido, que este papel cabia a Fernando Prado e Prado estaria conduzindo muito bem a convenção.
Após a divulgação do resultado, os membros do diretório concordaram com que Emerson Castro fosse o nome indicado a vice. O engenheiro Edson Duarte (que era um dos pré-candidatos a prefeito), chegou a colocar seu nome para disputar a indicação do partido, mas depois de um consenso entre a diretoria resolveu retirar seu nome.
Em seu discurso, Emerson Castro falou que trabalharia "sol a sol, lua a lua para transformar Porto Velho na mesma cidade que seu pai encontrou quando chegou aqui, ou seja uma cidade tranqüila, sem violência e com muitas oportunidades de emprego".
Houve algumas ausências, pois o número máximo de votos seria 73. Mas mesmo assim, é importante para o partido trabalhar os 30% que votaram a favor da candidatura própria. “Estou com o PMDB, mas é importante ressaltar que não se pode repetir o que aconteceu nas eleições de 2004, quando o PMDB apoiou a candidatura de Everton Leoni, mas alguns que não concordavam com a coligação votaram contra a decisão no partido nas urnas”, lembrou Antônio Magalhães, secretário geral da Executiva Municipal.
O resultado das coligações e a nominata com os nomes que irão disputar vagas na Câmara Municipal, agora cabem a Executiva Municipal, que deve encaminhar a lista ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 05 de julho.
Na convenção, foram indicado 24 nomes de pré-candidatos a vereadores. Confira a lista abaixo:
1- ABANAEL CARVALHO DE LIMA
2- ALVARO GERARDT
3- DOUTORA CONCEIÇÃO
4- ELIANE CESÁRIO DE ARRUDA
5- ELNICE MARIA LIMA AVINTE
6- ENIO MELO
7- FRANCISCO RAIMUNDO LIMA BELFORT
8- ILKA DA SILVA VIEIRA
9- JOÃO ASSIS RAMOS RAUPP
10- JOÃO GRANITO BASSO FILHO
11- JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA
12- JOSÉ MARIA FRANÇA LIMA
13- JOSÉ MARIO DO CARMO MELO
14- JUDSON BATISTA DE SOUZA LIMA
15- MARIA RITA DO PERPETUO SOCORRO
16- MANUEL DO NASCIMENTO NEGREIROS (RAMIRO)
17- MARIA LENILSE SOARES NAKAIOSHI DA SILVA]
18- MARIA LÚCIA MENEZES PINHEIRO
19- NÉLIO ALZENIR AFONSO ALENCAR
20- NEUDES CAMPOS LIMA
21- VICENTE DE PAULO NETO
22- VINICIUS
23- ZEQUINHA ARAÚJO
24- ANTENOR FERREIRA DOS SANTOS
Luciano Valério foi indicado, mas retirou seu nome da lista.