IMORALIDADE - Saiba se o seu deputado votou a favor ou contra o nepotismo

IMORALIDADE - Saiba se o seu deputado votou a favor ou contra o nepotismo

IMORALIDADE - Saiba se o seu deputado votou a favor ou contra o nepotismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O empreguismo de parentes de autoridades em cargo público sem concurso – o chamado nepotismo – está de volta com força total. A prática imoral, abolida por força de emenda constitucional aprovada na legislatura passada, foi restabelecida sexta-feira (23) com a publicação, no Diário da Assembléia Legislativa de Rondônia, de uma outra emenda constitucional votada às escondidas pelos parlamentares. Esta nova lei permite a recontratação de todas as pessoas que foram exoneradas por força da lei anti-nepotismo, de autoria do ex-deputado estadual Edson Gazoni. Na prática, todas as pessoas que ocupavam cargos comissionados antes da promulgação da lei anterior poderão retornar. Enquadram-se ai parentes do governador Ivo Cassol, do vice João Cahula, dos secretários estaduais e dos membros do Poder Legislativo, no caso, os próprios deputados estaduais. No Poder Judiciário, no Ministério Pùblico e no Tribunal de Contas a prática já havia sido abolida. A alteração da lei anti-nepotismo foi aprovada por 17 dos 24 deputados estaduais rondonienses. Mesmo os que não votaram a favor deram sua contribuição para o retorno da imoralidade. É o caso do presidente da Assembléia, que não votou devido à chamada abstenção regimental. Neodi promulgou a emenda constitucional restabelecendo o empreguismo de parentes no Estado. Outro que não votou mas assinou a promulgação foi Alex Testoni. A terceira assinatura é do deputado Chico Paraíba, que votou a favor e promulgou a lei. OS CABEÇAS Os principais articuladores da alteração na lei, que permitiu a volta do nepotismo, são José Amauri dos Santos, Jair Miotto, Daniela Amorim e Wilber da Astir. Daniela é a única mulher no parlamento – ela substituiu Helen Ruth. Jair Miotto vinha tentando manter o emprego de um irmão no Centro de Medicina Tropical. Saiba quem votou a favor do nepotismo: Jair Miotto - PPS Daniela Amorim - PTB Alexandre Brito - PTC Valter Araújo - PTB Valdivino Tucura - PRP José Amauri dos Santos - PMDB Miguel Sena - PV Luizinho Goebel - PV Tziu Jidalias - PMDB Luiz Cláudio da Agricultura – PTN Wilber da Astir - PSB Ezequiel Neiva - PPS Maurinho - PSDB Marcos Donadon - PMDB Kaká Mendonça - PTB Maurão de Carvalho - PP Chico Paraíba - PMDB VOTARAM CONTRA O RETORNO DO NEPOTISMO Ribamar Araújo Neri Firigolo Professor Dantas (os três parlamentares são da bancada do PT) ESTAVA AUSENTE Euclides Maciel - PSDB VOTARAM CONTRA Alex Testoni - PTN Jesualdo Pires - PSB ABSTENÇÃO REGIMENTAL Neodi Carlos de Oliveira - PSDC *VEJA TAMBÉM: * VERGONHA - Na calada da noite deputados aprovam a volta do nepotismo em Rondônia * Seis adolescentes fogem da Casa do Menor no bairro Pedrinhas
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS