?Mensalão? resulta em sugestão de cassação para 18 deputados

?Mensalão? resulta em sugestão de cassação para 18 deputados

?Mensalão? resulta em sugestão de cassação para 18 deputados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O relatório das CPIs dos Correios e do mensalão vai sugerir a cassação de 18 deputados. O documento, de acordo com o divulgado pelo Jornal Nacional, afirma que há provas do pagamento do mensalão. *O Jornal Nacional teve acesso ao relatório que só ficou pronto no começo da noite. São 53 páginas. Segundo o texto dos relatores que vai ser apresentado, nesta quinta-feira, às duas CPIs, não há legitimidade em mandatos financiados com dinheiro ilegal. O chamado caixa dois é classificado como uma agressão ao estado democrático de direito. Por isso, em relação aos parlamentares que utilizaram este recurso o processo de perda de mandato tem que ser aberto imediatamente. *O relatório também condena a nomeação nas empresas estatais como forma de arrecadação para os partidos políticos e diz que a prova do esquema é o próprio deputado Roberto Jefferson, que vivenciou os fatos. *Sobre o mensalão, o texto diz que o pagamento a parlamentares existiu, não importando se mensal ou não. E que os operadores do esquema eram Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O relatório indica 18 deputados que teriam sido beneficiados. Tem um capitulo só para José Dirceu, em que destaca as denúncias feitas contra ele. Os relatores finalizam afirmando que todos quebraram o decoro parlamentar. Cometeram um conjunto de crimes políticos graves que justificam a perda de mandato. *- A pena é a cassação, mas pode ser também outras penas, quem vai dizer isso é o Conselho de Ética, não é a CPI - informou Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPI dos Correios. *O relatório também cita artigos do regimento interno que obrigam o presidente da Câmara a mandar os nomes dos deputados diretamente para o Conselho de Ética. *Foi um dia de muita pressão sobre os relatores. Até a última hora deputados tentavam escapar da lista dos envolvidos nas denúncias de corrupção. *- Do jeito que está sendo encaminhado acaba sendo um massacre desnecessário. Queria ser julgado - disse o deputado Vadão Gomes (PP-SP). *O ex-ministro José Dirceu também pressionou. Procurou o relator da CPI do Mensalão. Disse que vai entrar na Justiça para defender o mandato. *- Eu vou lutar pelo arquivamento dessa denúncia. E vou ao Supremo. Eu era ministro, não era deputado. Não posso ser processado por quebra de decoro - afirmou o deputado José Dirceu (PT-SP). *Logo após a exibição da reportagem que divulgou o texto, o senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou, na sessão da CPI do Mensalão, que pedirá a impugnação do relatório e a punição de quem divulgou seu conteúdo antecipadamente. *- Eu me sinto na obrigação de entar com um pedido de nulidade do relatório. Também vou entrar com um requerimento para saber qual parlamentar divulgou o relatório e pedir sua punição - afirmou o senador.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS