RAIO LASER - Nota oficial da Base Aérea de Porto Velho

O infrator encontra-se à disposição do Juízo da 12ª CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA MILITAR, aguardando manifestação daquela autoridade judiciária acerca da manutenção de dua prisão ou da concessão de liberdade provisória.

RAIO LASER - Nota oficial da Base Aérea de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A BASE AÉREA DE PORTO VELHO (BAPV) INFORMA QUE, EM CUMPRIMENTO À REQUISIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR, JUNTO À PROCURADORIA DE JUSTIÇA MILITAR EM MANAUS, INSTAUROU INQUÉRITO POLICIAL MILITAR A FIM DE APURAR A AUTORIA E A MATERIALIDADE DE EMISSÃO DE RAIOS LASER DE COR VERDE CONTRA AERONAVES MILITARES DA BAPV.
EM RAZÃO DISSO, VÁRIAS DILIGÊNCIAS VÊM SENDO REALIZADAS, UTILIZANDO OS SISTEMAS EMBARCADOS NAS AERONAVES A-29 SUPERTUCANO, A FIM DE LEVANTAR A LOCALIZAÇÃO DAS EMISSÕES E, NA NOITE DE ONTEM, 11 DE MARÇO, FOI POSSÍVEL ENCONTRAR, COM EXATIDÃO, O LOCAL DE ONDE UM DOS RAIOS ESTAVA SENDO EMITIDO.
NESSE SENTIDO, FOI DADA VOZ DE PRISÃO AO SR. BRUNO V. F., 23 ANOS, SURPREENDIDO NO EXATO MOMENTO EM QUE ENCONTRAVA-SE NA PRÁTICA DA CONDUTA DELITIVA E, ATO CONTÍNUO, O MESMO FOI ENCAMINHADO ATÉ A BASE AÉREA DE PORTO VELHO, ONDE FOI LAVRADO O AUTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE E ADOTADAS AS DEMAIS PROVIDÊNCIAS LEGAIS DECORRENTES DO ATO FLAGRANCIAL.
O INFRATOR ENCONTRA-SE À DISPOSIÇÃO DO JUÍZO DA 12ª CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA MILITAR, AGUARDANDO MANIFESTAÇÃO DAQUELA AUTORIDADE JUDICIÁRIA ACERCA DA MANUTENÇÃO DE SUA PRISÃO, OU DA CONCESSÃO DE LIBERDADE PROVISÓRIA.
A EMISSÃO DE RAIOS LASER, POR SI SÓ, POSSUI POTENCIALIDADE LESIVA PARA CAUSAR, ALÉM DE INCÔMODO E DISTRAÇÃO, CEGUEIRA MOMENTÂNEA E PARCIAL NOS PILOTOS EM ATIVIDADE, SENDO FATOR POTENCIAL DE RISCO PARA A AVIAÇÃO, PODENDO, EM CASOS EXTREMOS, OCASIONAR DANOS PERMANENTES À VISÃO, COMO QUEIMADURAS E HEMORRAGIAS NA RETINA, INTERFERINDO NA CONDUÇÃO SEGURA DAS AERONAVES NAS FASES DE APROXIMAÇÃO PARA POUSO E DECOLAGENS, MOMENTOS QUE REQUEREM GRANDE ATENÇÃO E CARGA DE TRABALHO DA TRIPULAÇÃO.
ALÉM DISSO, OS RISCOS DESSA ATIVIDADE PODEM ADQUIRIR GRANDES PROPORÇÕES, HAJA VISTA OCORREREM DURANTE O SOBREVOO DE PERÍMETROS URBANOS.
O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS (CENIPA) JÁ REGISTROU MAIS DE 1.400 NOTIFICAÇÕES DE EMISSÃO DE RAIOS LASER, EM APENAS UM ANO. AS INFORMAÇÕES SÃO ENVIADAS POR PILOTOS DE TODO O BRASIL.
INFORMAMOS QUE A BASE AÉREA DE PORTO VELHO PROSSEGUIRÁ NESSE TRABALHO DE PREVENÇÃO CONTRA ESSA PRÁTICA, ALIANDO INFORMAÇÕES E AÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO DOS INFRATORES, SUJEITANDO-OS AOS RIGORES DA LEGISLAÇÃO PENAL VIGENTE, TANTO PERANTE A JUSTIÇA MILITAR, COMO TAMBÉM PERANTE A JUSTIÇA COMUM FEDERAL E ESTADUAL.
A CONDUTA DE EMISSÃO DE RAIOS LASER CONTRA AERONAVES MILITARES, COMERCIAIS OU PARTICLARES ENCONTRA-SE PREVISTA NO ART. 283 DO CÓDIGO PENAL MILITAR E NO ART. 261 DO CÓDIGO PENAL, ESTANDO OS INFRATORES SUJEITOS A PENA DE DOIS A CINCO ANOS DE RECLUSÃO E SE DO FATO RESULTAR QUEDA OU DESTRUIÇÃO DE AERONAVES, A PENA PODERÁ SER AGRAVADA.
TODO CIDADÃO OU INSTITUIÇÃO QUE DESEJAR OBTER QUALQUER INFORMAÇÃO, REGISTRAR RECLAMAÇÕES OU APRESENTAR SUGESTÕES, PODERÁ CONTATAR A BAPV ATRAVÉS DOS SEGUINTES TELEFONES (69) 3211-9712 / (69) 8405-9315.
COMUNICAÇÃO SOCIAL - BASE AÉREA DE PORTO VELHO
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS