Em razão da interdição dos presídios da comarca de Guajará-Mirim, as delegacias de Polícia Civil da região tem sido obrigadas a manter em suas dependências presos flagranteados e foragidos da Justiça, ficando à mercê de uma decisão judicial ou atitude da SEJUS para que assumam a custódia de tais infratores.
Na madrugada de hoje (27), por volta das 01h30min, quatro presos que estavam na Delegacia de Polícia Civil de Nova Mamoré, forçaram as grades da cela da delegacia, danificando-as a ponto de conseguirem abrir passagem. Dessa forma, dois presos renderam o comissário de plantão, agrediram-no, subtraíram seu revólver calibre .38 e empreenderam fuga.
Os policiais civis de Nova Mamoré de imediato iniciaram as buscas pela cidade e adjacências, obtendo êxito em recuperar um dos fugitivos.
As buscas duraram toda a madrugada e adentraram pela manhã, porém, MARCOS VINÍCIUS DA CRUZ, vulgo “NEGO GRAMA”, que havia sido flagranteado por prática de um furto no dia anterior, continua foragido e encontra-se em poder da arma de fogo roubada do policial. Os fatos foram noticiados na Ocorrência Policial nº 1332/2010 - DPNM.