Amazonas - Cai taxa de mortalidade infantil no estado

Amazonas - Cai taxa de mortalidade infantil no estado

Amazonas - Cai taxa de mortalidade infantil no estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MANAUS - A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou ontem que a taxa de mortalidade infantil caiu no Amazonas. Entre os anos de 2002 e 2006, o Amazonas reduziu em 22% a mortalidade neonatal (até os 27 dias de vida) e em 20% a mortalidade infantil (crianças menores de um ano). No mesmo período, a mortalidade materna (ocorrida durante a gravidez, por aborto ou parto) caiu 19%. O secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, garantiu que os resultados do Amazonas devem-se a melhorias nos serviços de saúde materno-infantis em Manaus e no interior do Estado. Segundo ele, nos últimos cinco anos, a capacidade de atendimento a parturientes aumentou 124%. Duas novas maternidades públicas foram inauguradas, com um total de 130 leitos, e as que já estavam em funcionamento foram modernizadas. Alecrim disse, também, que foram criadas as duas primeiras Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) maternas e mais duas UTIs neonatais e três Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) para crianças recém-nascidas. “Aliamos tecnologia e humanização do atendimento”, afirmou. No interior do Estado, o secretário informou que foram inaugurados 24 hospitais com serviços de maternidade. Vários serviços foram implantados na rotina das maternidades estaduais, incluindo o teste do pezinho e o incentivo ao aleitamento materno exclusivo. “Por conta desse trabalho, 100% das nossas maternidades contam agora com o título Hospital Amigo da Criança”. O título é concedido pelo Unicef e Ministério da Saúde.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS