A Fease elabora, coordena e executa a política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Rondônia
Foto: Secom TRT14
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foram entregues a Fease: 4 veículos, 11 microcomputadores; 6 nobreaks; 3 centrais de ar condicionado e outros bens permanentes, perfazendo o valor total de R$ 305.371,68, relativos a reversão de multa por descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pela Eucatur - Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo Ltda, em ação ajuizada por Ministério Público do Trabalho da 14ª Região (MPT14).
A Fease elabora, coordena e executa a política de atendimento ao adolescente autor de ato infracional em Rondônia. Entre as diretrizes do órgão estão, além da responsabilização do adolescente, o resgate da convivência familiar, o incentivo ao estudo, inserção em atividades escolares e profissionalizantes, o fortalecimento dos vínculos e o estímulo à autonomia por meio da participação social.
Para o juiz Fernando Sukeyosi, da 5ª Vara do Trabalho de Porto Velho, onde originou a Ação, a entrega desses bens, retrata a materialização do trabalho que a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre vem exercendo com efetividade e cumprindo o seu papel institucional na constante busca da pacificação social e da ordem jurídica. "No caso aqui houve uma lesão a ordem jurídica coletiva pelo desrespeito a legislação trabalhista, isso atinge não só o indivíduo, mas toda coletividade e por conta dessa lesão a coletividade precisa ser reparada, e essa reparação se da com a destinação de bens para entidade que possuem relevância social, como é o caso aqui da fase que presta atendimento socioeducativo para menores infratores", ressalta.
O procurador do Trabalho Marcos Gomes Cutrim, destacou que o MPT14 em conjunto com a Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre vem fazendo um trabalho voltado a devolver as multas e indenizações de ações civis, ações trabalhistas para a própria sociedade. "Aqui especificamente, houve uma ação contra uma empresa de ônibus na qual foi aplicada uma multa de 300 mil reais, esse valor foi revertido para a Fease, uma Fundação recente, que nos solicitou recurso para uma estruturação básica. O atendimento do pedido foi possível devido a um acordo no Centro de Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas – Cejusc da Justiça do Trabalho com a 5ª VT de Porto Velho e MPT14, com apoio do juizado da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho e do Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria da Infância e da Juventude voltada ao sistema socioeducativo que colaborou para que esse momento fosse possível, beneficiando mais uma vez a sociedade", concluiu.
A presidente do Fease, Sirlene Bastos, elogiou a atuação do MPT14 e a Justiça do Trabalho em beneficio da sociedade, revertendo recursos oriundos de ações para alguma causa social . "Nesse contexto a Fundação que foi criada recentemente e que trata exclusivamente de atendimento aos menores que cometeram atos infracionais, foi beneficiada com as aquisições provenientes da multa, que vai viabilizar atender inúmeras demandas para que o adolescente seja atendido na sua plenitude", argumenta Sirlene.
"Essa Fundação foi criada recentemente e precisa agora fazer a sua estruturação, a destinação desses bens, veio bem no momento inicial em que ela esta sendo colocada por prática. A Justiça Estadual da Infância e da Juventude fica muito agradecida a Justiça do Trabalho e ao Ministério Público do Trabalho por ter destinado esses recursos", enfatizou o juiz de direito do 1º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho, Marcelo Tramontini.
O governador de Rondônia, Daniel Pereira, ressaltou que esse beneficio que a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho trouxe à Fease, "veio em bom momento, porque ela está em instalação e não tem tudo que precisa".
O promotor de justiça da Promotoria de Infância e da Juventude da 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Velho, Éverson Antônio Pini, falou que a ação desde seu inicio até a concretização, teve participação do MPE, TJRO, MPT, TRT, Fease. "Na verdade é uma aglomeração de instituições em prol de um bem comum, eu poderia dizer que o aspecto mais importante é a parceria, é a sensibilização de vários segmentos da sociedade", concluiu.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!