MPF estuda pedir punição de partidos citados na Lava Jato

MPF estuda pedir punição de partidos citados na Lava Jato

MPF estuda pedir punição de partidos citados na Lava Jato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O coordenador da força tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal, Deltan Dallagnon, disse nesta sexta-feira que estuda medidas contra partidos que teriam sido abastecidos por recursos do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva em que o MPF sugeriu uma série de medidas de combate à corrupção, entre as quais a responsabilização de legendas por caixa dois de campanha eleitoral.

O Ministério Público Federal detalhou dez propostas que encaminhará ao Congresso na forma de anteprojetos para tentar combater a corrupção e a impunidade

Em uma entrevista coletiva, o MPF detalhou dez propostas que encaminhará ao Congresso na forma de anteprojetos para tentar combater a corrupção e a impunidade. Além de sugerir um aumento de pena pelos crimes de colarinho branco, o Ministério Público sugeriu a responsabilização objetiva de agremiações partidárias abastecidas por recursos não contabilizados, o chamado caixa dois eleitoral.

Questionado se planejava a responsabilização dos partidos citados na Lava Jato, Dallagnou não deu detalhes, mas confirmou um estudo da procuradoria. “As medidas contra os partidos estão em estudo”, disse.

A Operação Lava Jato investiga um esquema de formação de cartel de grandes empreiteiras, com desvio de dinheiro de contratos para pagamento de propina. O dinheiro teria abastecido principalmente três siglas: PP, PMDB e o PT. Todas as legendas negam irregularidades.

Partidos e caixa dois

Na proposta do Ministério Público, partidos que recebem recursos de caixa dois poderiam ser multados em um percentual de 10% a 40% nos valores do fundo partidário. Dependendo da gravidade da acusação, o juiz eleitoral ou tribunal poderia determinar a suspensão do diretório partidário, pelo prazo de dois a quatro anos. O Ministério Público Eleitoral também poderia pedir o cancelamento do registro da legenda se as condutas forem de responsabilidade do diretório.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS