MPF recomenda à Sedam que cancele licença de garimpo de cooperativa

MPF recomenda à Sedam que cancele licença de garimpo de cooperativa

MPF recomenda à Sedam que cancele licença de garimpo de cooperativa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental em Rondônia (Sedam) que cancele licença emitida à cooperativa Mineralcoop, que permite exploração no Garimpo do Funil, em Itapuã do Oeste (RO).
A Sedam tem prazo de dez dias para responder se acatará ou não a recomendação. Caso não cumpra, o MPF poderá adotar outras medidas administrativas ou judiciais, sob pena de responsabilização cível e penal.
O MPF tem investigado a situação do Garimpo do Funil desde 2009. Por meio de um inquérito civil público, o MPF apurou que a cooperativa causou degradação ambiental de grande amplitude naquele local. Naquela época, a Sedam informou várias vezes ao MPF que a Mineralcoop não recuperou de forma satisfatória a área degradada.
Por conta disto, o MPF, em 2010, recomendou que a Sedam não autorizasse a Mineralcoop a garimpar sem que houvesse a recuperação ambiental. Mesmo diante de recomendação, a Sedam autorizou, em 2012, o retorno das atividades da Mineralcoop sem o cumprimento do projeto de recuperação de áreas degradadas (Prad).
Com a nova recomendação, o MPF espera que a degradação ambiental no Garimpo do Funil seja paralisada e que o Prad seja cumprido integralmente.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS