Justiça concede HC e pedreiro vai responder ao processo em liberdade

Justiça concede HC e pedreiro vai responder ao processo em liberdade

Justiça concede HC e pedreiro vai responder ao processo em liberdade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um pedreiro, acusado de porte de arma e corrupção de menores, conseguiu, por meio de um habeas corpus, responder ao processo em liberdade. No HC, ele alegou que não tinha conhecimento do material portado pelo adolescente. O desembargador Valter de Oliveira, membro da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, acatou o pedido feito pelo réu, porém estabeleceu algumas regras, conforme determina a lei, que devem ser seguidas com a obtenção do benefício. Seu despacho foi publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira, 12 de setembro de 2012.
Para pedir que seu cliente respondesse ao processo solto, a defesa alegou que, no dia da prisão em flagrante, ocorrida em 19 de agosto de 2012, nada foi encontrado na posse do acusado. Disse ainda que o réu não registra antecedentes, possui residência fixa e trabalha de auxiliar de serviços de construção civil, em Porto Velho, e que, por essa razão, preenche todos os requisitos para obter à liberdade provisória.
Já o Juízo de Direito da 1ª Vara Criminal da capital rondoniense disse que o réu é acusado de porte de arma de fogo de uso restrito e corrupção de menores. Sua prisão foi mantida para garantia da ordem pública. A procuradora de justiça manifestou-se pela liberdade do pedreiro.
De acordo com o desembargador Valter de Oliveira, embora haja prova da materialidade e indícios de autoria, não se configura, por ora, nenhum dos motivos autorizadores da prisão preventiva, pois, segundo disseram os policiais que fizeram abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o pedreiro. "A versão apresentada pelo acusado de que estava pegando carona na bicicleta do adolescente, pois era amigo da família, foi a mesma relatada pelo adolescente", enfatizou.
Valter de Oliveira disse ainda que, em sede de habeas corpus, não se discute o exame de provas, mas, sim, eventual abuso de poder ou ilegalidade da coação. "Existe nos autos uma afirmação do adolescente de que foi o pedreiro que pediu que ele assumisse a autoria dos delitos e isso será averiguado no decorrer da instrução criminal", pontou.
O desembargador concedeu o habeas corpus, porém estabeleceu alguns critérios, como por exemplo: comparecimento periódico em juízo, para informar e justificar atividades; proibição de acesso ou frequência a determinados lugares, a estabelecidos pelo juízo e proibição de ausentar-se da comarca sem comunicação e autorização.
Habeas corpus n. 0008310-89.2012.8.22.0000
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS