Atuando há 30 anos como advogado trabalhista patronal em Rondônia, o advogado Francisco José Gonçalves de Camargo resolveu vir a público clamar para que os advogados de Rondônia aproveitem esse momento, em que paira uma suspeita de envolvimento de membros da OAB/Rondônia no escândalo dos precatórios bilionários, para renovar a diretoria e exigir mais esclarecimentos e posicionamento da entidade que vem manchando a imagem da advocacia no Estado.
“A OAB fez sua história defendendo os menos favorecidos, e agora vemos uma conduta que não cabe a uma entidade que sempre fiscalizou os atos públicos e sempre foi vigilante. Porque o presidente não vem a público esclarecer o possível envolvimento de advogados nesse escândalo? Porque não pede cópia do processo junto a Polícia Federal ou ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para tornar público os nomes dos possíveis suspeitos, sejam eles quem forem”.
Camargo ainda salienta que a OAB precisa dar essa resposta a sociedade e vai mais longe: “eu quero saber quem são e quero uma punição severa para esses advogados caso se comprove o envolvimento. Eu me sinto ofendido e cheio de dúvidas, pois até agora as notas emitidas pela Ordem não disseram nada!”, desabafou.
Aproveitando esse momento de crise na OAB/RO, Camargo alerta aos advogados associados que é chegada hora certa de renovar a diretoria. “A mudança é importante. Ainda bem que esse escândalo veio à tona praticamente às vésperas da eleição. Não pode haver melhor momento para trocar essa atual diretoria”, salienta o advogado.
Na visão de Camargo, o pré-candidato a presidência da OAB/RO, Andrey Cavalcante “que sempre mostrou honestidade, lisura e integridade, representa essa renovação e está conquistando a simpatia dos advogados em todo o Estado pela forma como vem se posicionando e pela defesa de uma OAB mais atuante junto à sociedade”. Andrey é um advogado jovem, de família tradicional de Porto Velho, mas que já tem uma vasta lista de serviços prestados na advocacia rondoniense há mais de 15 anos.