Perigos no trânsito são discutidos em palestra no TJRO

Perigos no trânsito são discutidos em palestra no TJRO

Perigos no trânsito são discutidos em palestra no TJRO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Evento é promovido pelo Detran em órgãos públicos e visa à prevenção na época de férias.O Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu na manhã de hoje, 6, em seu auditório, a pedagoga Marli Nogueira, que apresentou a palestra o fator humano nos acidentes de trânsito. O evento faz parte do projeto coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o objetivo de alertar motoristas sobre os riscos das estradas, principalmente em época de férias, quando as viagens aumentam. As palestras são realizadas em órgãos públicos.

Marli falou sobre o comportamento no trânsito, que, segundo ela, está diretamente ligado ao comportamento humano. A pedagoga afirmou que as ruas de Porto Velho possuem problemas de engenharia, de fiscalização, e que é preciso ter atenção também com a maneira como se comportam os motoristas. Para a pedagoga, as necessidades, hábitos e até o estado de espírito influenciam no modo de conduzir um veículo.

Imprudência custa caro

Os reflexos também são vistos nos custos totais dos acidentes nas rodovias brasileiras: em 2005 foram gastos mais de 22 bilhões de reais com ambulâncias, hospitais, policiamento e outros atendimentos necessários em casos de acidentes. Esse valor seria o suficiente para investir 40 mil reais em 500 mil estudantes, ou então construir 700 mil casas populares no valor de 35 mil reais.

Revisão de valores

O consumo de álcool e o abuso da velocidade também são, segundo a pedagoga, fatores que estimulam a violência no trânsito. "A nossa publicidade é recheada de propagandas apelativas, que induzem ao consumo de cerveja. O mesmo acontece com os comerciais de carros, que focam na velocidade e potência", aponta. Para Marli, a fiscalização é necessária, mas a sociedade tem que ser construída de modo que exista o respeito e que ele seja inserido e se transforme em um hábito.

Crescimento da frota

Segundo o Detran, aproximadamente 800 novos veículos. O crescimento da região e as políticas públicas são apontadas como fatores desse aumento. Entretanto, de acordo com dados do Detran, sábado e domingo são os dias que mais ocorrem acidentes. Em 2010, até agora, foram 706 nos sábados e 663 nos domingos, dias em que o tráfego nas vias públicas é menor.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS