Conferência discutirá criação de observatório social no próximo dia 21

Conferência discutirá criação de observatório social no próximo dia 21

Conferência discutirá criação de observatório social no próximo dia 21

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Probidade Administrativa (CAO-PPA), promove no próximo dia 21, em parceria com diversas instituições, a 1ª Conferência de Controle Social das Licitações e Gastos Públicos, no auditório do edifício-sede do MPRO. O evento, aberto a representantes da sociedade civil organizada, empresários e interessados no conceito de cidadania fiscal, deverá resultar na criação do primeiro observatório social de Porto Velho.
 
A conferência abordará os “Desafios para um controle eficaz das licitações e gastos públicos”, tema da palestra da chefe da Controladoria-Geral da União em Rondônia, Isa Mary Lima Cabral, e as “Experiências do Observatório Social de Rolim de Moura”, assunto a ser tratado pelo presidente da entidade, José Roberto de Jesus. Ao final, o diretor Institucional do Observatório Social do Brasil, Sir Carvalho falará sobre a “Criação de Observatórios Sociais".
 
A ação tem como parceiros a Controladoria-Geral da União, a Receita Federal, o Observatório Social do Brasil e o Observatório Social de Rolim de Moura.
 
Observatório social
 
Instalado em vários municípios do país, o observatório social é uma entidade formada por voluntários que atua como organismo de apoio à comunidade para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados. As ações materializam-se, por exemplo, no acompanhamento de licitações da Prefeitura e Câmara de Vereadores.
 
O observatório social congrega representantes da sociedade civil organizada, executivos e profissionais liberais de todas as categorias, sem vinculação político-partidária, dispostos a contribuir no processo de difusão do conceito de cidadania fiscal, servindo a seu grupo profissional e à sociedade em geral. Um dos objetivos desta iniciativa é promover o exercício do direito de influenciar as políticas públicas que afetam a comunidade, conforme está assegurado pelo artigo 1° da Constituição Federal de 1988.
 

Também visa incentivar e contribuir com o aprimoramento pessoal e profissional de membros da comunidade e de profissionais ligados às áreas de interesse da entidade, através de cursos, seminários, palestras, debates, grupos de estudos, entre outras atividades, entre outros pontos.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS