Brasil Telecom é condenada por se recusar a firmar contrato com trabalhador autônomo

Empresa de telefonia é condenada por se recusar a firmar contrato com trabalhador autônomo

Brasil Telecom é condenada por se recusar a firmar contrato com trabalhador autônomo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por ter se recusado a firmar contrato, sob a alegação de dívida pendente, sem demonstrar a origem da mesma, a empresa Brasil Telecom foi condenada a pagar R$5.000,00, por danos morais, a Daciano Lopes da Silva (apelante). A decisão, por unanimidade, foi da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia, que teve como relator o desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

De acordo com o voto do relator, Daciano Lopes dirigiu-se até a Brasil Telecom (apelada) para contratar seus serviços de telefonia, mas foi surpreendido com dívida no valor de R$1.855,76 em seu nome. O apelante alega que nunca contraiu dívida junta a operadora telefônica.

Em contestação, a Brasil Telecom disse que agiu no exercício regular do direito, por isso não seria responsável pelos danos alegados por Daciano. O juiz da 2ª Vara Cível, da Comarca de Porto Velho, em sua decisão, declarou a inexistência do débito, mas indeferiu o pedido relativo aos danos morais e, ainda, dividiu entre as partes (Daciano e Brasil Telecom) as despesas sucumbenciais (honorários advocatícios).

Para o relator, Desembargador Roosevelt Queiroz, nos autos processuais, não foi comprovado a existência de dívida em aberto em nome de Daciano Lopes. Ficou demonstrado, diante da análise, que a Brasil Telecom agiu de forma abusiva ao negar a contratação por causa da dívida inexistente.

Ainda de acordo com o voto do relator,o fato de Daciano ser autônomo, está qualificado como beneficiário da gratuidade judiciária, enquanto a apelada é operadora de telefonia, de grande porte econômico. Por essa razão, além da condenação por danos morais, Roosevelt Queiroz Fixou verba honorária advocatícia em 15% da condenação a ser custeada pela Brasil Telecom.

Apelação Cível nº 0260860-16.2008.8.22.0001, publicada no Diário da Justiça de 29 deste mês de julho.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS