As pessoas confundem esses fenômenos com a queda de meteoros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um vídeo registrado por um internauta da cidade de Ariquemes nesta última semana mostrando uma suposta queda de meteoro não passa de um efeito conhecido pelo nome de “Contrail”, que acontece quando um rastro de condensação é deixado por um avião durante seu voo.
VEJA MAIS
De acordo com o coordenador de suportes de análise de evento do projeto Exoss, Eduardo Santiago, que acompanha e pesquisa quedas de meteoros em todo o planeta, existem pontos básicos de questionamento que ajudam para saber se um fogo no céu é um meteoro ou não.
“Se você teve tempo hábil para apanhar um smartphone ou uma câmera, focalizar minimamente o objeto no céu e disparar algumas fotos e realizar um vídeo então seguramente não se trata de meteoro”, afirma Eduardo Santiago.
O projeto EXOSS, é uma organização colaborativa citizen science (ciência cidadã), sem fins lucrativos, atuando em conjunto com diversas instituições científicas, voltada para o estudo de meteoros e bólidos, suas origens, naturezas e caracterização de suas órbitas, unindo profissionais e amadores no conceito PRO-AM. O acrônimo EXOSS pronuncia-se [ézus] ɛzʊs) e o slogan é: Exploring the Southern Sky.
Conheça aqui todos os nossos parceiros institucionais e de divulgação científica.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!