A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Rondônia concluiu nessa semana o processo de licitação para recuperação de aproximadamente 200 km de estradas vicinais que beneficiarão os moradores de nove projetos de assentamento do estado. A conclusão está prevista para o prazo de 120 dias.
As obras serão nas estradas vicinais dos projetos de assentamento Jequitibá, em Candeias do Jamari, Américo Ventura, em Cujubim, Santa Catarina, Santa Catarina Expansão, Rio Branco e Lagoa Nova, em Theobroma, Padre Ezequiel, em Mirante da Serra e Martim Pescador, em Urupá.
O investimento do governo federal nessas obras é de cerca de R$ 3,6 milhões. O superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, informou que com a conclusão dessa etapa o órgão cumpre aproximadamente 57% de sua meta para a infra-estrutura dos assentamentos em 2008.
A outra parte da meta está programada para ser cumprida em obras nas estradas vicinais de dez assentamentos: São Francisco, Igarapé Taquara, Pau D'Arco, Joana D'Arc II, São Domingos, São Pedro, Jatobá, Zeodon e Joseodon, Gogó da Onça e Cautarinho.
No ano passado, o Incra recuperou e construiu cerca de 50 km de estradas nos assentamentos Joana D'Arc I, II e III, em Porto Velho, e 267 km nos assentamentos Maria José Rique, Migrantes, Serra Grande, Renascer, Lajes, Santa Maria I e II, Tabajara II, Oziel dos Carajás, Ceará, Antônio Conselheiro, Martim Pescador e Palma Arruda.