ALTERAÇÕES QUÍMICAS: Estudo mostra que este suplemento pode retardar o envelhecimento

Os resultados iniciais mostraram que essas intervenções reduziram o risco de infecções

ALTERAÇÕES QUÍMICAS: Estudo mostra que este suplemento pode retardar o envelhecimento

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O consumo de ácidos graxos ômega-3 — uma gordura essencial que o corpo não produz — já é amplamente reconhecido por seus benefícios para a saúde do cérebro, dos olhos e do coração. Agora, um novo estudo revela que essa substância também pode retardar o processo de envelhecimento. 
 
Os dados fazem parte do ensaio clínico DO-HEALTH, que acompanhou 2.157 europeus com 70 anos ou mais durante três anos. A pesquisa analisou os efeitos da suplementação com ômega-3, vitamina D e exercícios físicos na promoção de um envelhecimento saudável. 
 
Os resultados iniciais mostraram que essas intervenções reduziram o risco de infecções, preveniram câncer e diminuíram a fragilidade prematura. Para medir o impacto do ômega-3 no envelhecimento biológico, os cientistas utilizaram uma metodologia baseada em “relógios epigenéticos”, que analisam alterações químicas no DNA relacionadas ao envelhecimento. 
 
Ômega-3 pode retardar o envelhecimento em 4 meses 
 
Os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiam ômega-3 apresentaram um envelhecimento biológico reduzido em até quatro meses, independentemente do gênero, idade ou índice de massa corporal. A combinação de ômega-3, vitamina D e treinamento de força demonstrou ainda mais eficácia na desaceleração do processo de envelhecimento. 
 
Fontes naturais de ômega-3 para um envelhecimento saudável 
 
Os ácidos graxos ômega-3 podem ser obtidos tanto por meio de suplementos quanto de fontes naturais, como: 
 
Peixes e frutos do mar: salmão, atum, sardinha, cavala e arenque. 
 
Nozes e sementes: linhaça, sementes de chia e nozes. 
 
Óleos vegetais: óleo de linhaça, soja e canola. 
 
Alimentos fortificados: ovos, iogurtes e leites enriquecidos. 
 
A combinação perfeita: ômega-3, vitamina D e exercícios 
 
Além dos benefícios do ômega-3, o estudo apontou que a vitamina D pode fortalecer a saúde óssea e cognitiva, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e aumentar a energia. Já o treinamento de força é essencial para a manutenção da massa muscular e densidade óssea. Juntos, esses três fatores criam um poderoso aliado contra o envelhecimento precoce. 
 
Investir em uma alimentação equilibrada, rica em ômega-3, aliado à suplementação adequada e práticas saudáveis, pode ser a chave para um envelhecimento mais lento e com mais qualidade de vida. 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Qual sua meta para 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS