Dedicar um momento do seu dia para executar sua rotina de exercícios físicos pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, principalmente para as que vive em grandes cidades, em virtude da correria do cotidiano.
Uma nova pesquisa realizada no Skidmore College, em Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que a hora de treinar tem um efeito nos resultados obtidos no treinamento. Além disto, o horário para realização de atividades físicas é diferente para homens e mulheres.
“Mostramos pela primeira vez que, para as mulheres, o exercício durante a manhã reduz a gordura da barriga e a pressão arterial”, explicou Paul J Arciero, o pesquisador principal. “O exercício noturno nas mulheres aumenta a força, potência e resistência muscular da parte superior do corpo e melhora o humor geral e a saciedade nutricional”, declarou ele.
Segundo Arciero, para os homens, treinar no período noturno reduz a pressão arterial, o risco de doenças cardíacas e a sensação de fadiga. A escolha de uma hora durante a noite para ir à academia pode reduzir a fadiga muscular e acelerar a queima de gordura, em comparação com o treino pela manhã.
As mulheres “interessadas em reduzir a gordura da barriga e a pressão arterial, ao mesmo tempo em que aumentam a força muscular das pernas, devem considerar se exercitar pela manhã”. As que desejam melhorar o estado geral de humor e a ingestão de alimentos devem treinar durante a noite.