ENQUETE: Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?

Expresse sua opinião na nova enquete do Rondoniaovivo

ENQUETE: Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?

Foto: SMC Porto Velho / SECOM RO - Fotomontagem Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O jornal Rondoniaovivo quer apurar a opinião dos leitores frente à um assunto pertinente no debate público. Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?
 
Com as eleições municipais marcadas para outubro deste ano, o assunto da proteção do meio ambiente voltou a ressoar no coral composto por candidatos aos cargos de vereador e prefeito em diversas cidades do Brasil. A consciência ambiental brasileira tem aumentado, ao passo que segue (e é perseguida) por debates globais em relação à proteção de biomas nacionais – em especial a Amazônia e o Cerrado.
 
Isso tem motivado candidatos, principalmente do Sul e do Sudeste do país, a reforçarem o compromisso com a defesa da natureza. Apesar disso, em Porto Velho (RO), as mudanças climáticas e a defesa do meio ambiente se tornaram ‘antipautas’ no debate político da esfera municipal, segundo o cientista político João Paulo Viana, cientista político da Universidade Federal de Rondônia ouvido por Mariana Vick, do Nexo Jornal.
 
Os candidatos da capital, e também no interior, parecem fugir do tema – tanto nas redes sociais, quanto nos debates, como nas publicidades eleitorais. Como contou o Nexo, os dois principais candidatos ao título de prefeito da capital (Léo Moraes, do Podemos e Mariana Carvalho, do União Brasil) pouco tratam das causas e dos efeitos da poluição do ar e das mudanças climáticas.
 
Moraes não aborda de maneira aprofundada as queimadas, a seca ou a mudança climática em seu programa de governo – mas diz que Porto Velho ‘tem um compromisso com o planeta’ por estar na Amazônia. Carvalho fala em ‘somar esforços’ no combate ao desmatamento ilegal e às queimadas urbanas – mas não cita a mudança climática ou as relações que o tema tem com os problemas ambientais enfrentados pela cidade.
 
Por sucessivos dias a capital rondoniense atingiu e superou recordes na queda da qualidade do ar. Como contou o Rondoniaovivo, muitas vezes os ventos porto-velhenses foram classificados como ‘insalubres’ e ‘perigosos’ por causa da fumaça proveniente de queimadas que acontecem em Rondônia e no sul do estado do Amazonas. 
 
Além disso, houve piora nos efeitos colaterais da estiagem. Mais severa que o ano passado, a seca tem afetado os níveis do Rio Madeira de maneira alarmante. O baixo nível do corpo d’água prejudica o escoamento da produção de pequenos agricultores e dificulta a navegação de embarcações que transportam combustíveis e outras mercadorias.
 
Viana, o cientista político da Unir ouvido pelo Nexo, afirma que Porto Velho pode ser considerada a capital brasileira mais bolsonarista do país. Jair Bolsonaro, ex-presidente que apoia a atual candidata do União Brasil, é reconhecidamente anti-meio-ambiente
 
“[O eleitor] fala que o meio ambiente é importante, que não aguenta mais, que crianças e idosos estão passando mal, mas a economia é mais importante. A classe política acaba mantendo o tema afastado porque ele não dá voto”, disse o cientista. 
 
“As pessoas que dependem do rio estão sentindo diretamente o que está acontecendo, mas isso atinge mais os mais pobres. O indivíduo rico não está preocupado com isso em termos econômicos”, completou. 
 
Você, leitor do jornal, daria preferência à um candidato que defende o meio ambiente? A qualidade do ar, as queimadas e a seca influenciam o seu voto? Expresse sua opinião na nova enquete do Rondoniaovivo, que pode ser conferida abaixo. 
 
 
Você votaria em um candidato que defende o meio ambiente?
 
A) Sim, pois precisamos focar na defesa do meio ambiente 
B) Não, pois acho melhor que o mundo se acabe em fumaça e fogo
C) Não sei
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS