MEIO AMBIENTE: Prefeitura faz serviço de manutenção e recuperação de nascentes

Equipes da Sema iniciaram os trabalhos em uma nascente na rua das Laranjeiras, no bairro Castanheira

MEIO AMBIENTE: Prefeitura faz serviço de manutenção e recuperação de nascentes

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), iniciou na sexta-feira (19) a manutenção e recuperação de uma nascente na rua das Laranjeiras, no bairro Castanheira.
 
As estratégias de preservação das nascentes devem englobar pontos básicos, como: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica, e evitar ao máximo as perdas de água através da transpiração das plantas, por meio da proteção do solo com a própria vegetação da área.
 
É o caso da recuperação de pastagens e reflorestamento. Seja em uma propriedade rural ou na cidade, uma das práticas mais eficientes no controle da erosão nas nascentes é o plantio de espécies nativas.
 
Roberval Duanel, Coordenador de Regularização Ambiental da Sema, explicou que, ao redor da nascente, foram plantadas 30 mudas de açaizeiro de touceira e sete mudas de bananeira, doadas pela Embrapa de Porto Velho.
 
“A Embrapa tem o Viveiro próprio de produção de mudas onde elas estão com estado de desenvolvimento muito bom, de tamanhos bem interessantes e bastante adequados para nós fazermos a utilização para área de plantio definitivo. Esta ação será dada continuidade nesta segunda-feira (22), e queremos plantar mais umas 20 mudas de bananeiras com mais 15 mudas de açaí. Além disso, vamos realizar serviços de limpeza ao longo do igarapé, com a retirada de lixos que foram jogados aqui”, destacou.
 
As nascentes têm importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos. Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP).
 
A vegetação do entorno das nascentes tem a capacidade de minimizar os efeitos devastadores das enxurradas e os processos erosivos, purificar o ar, filtrar os poluentes e auxiliar na regulação do ciclo da água.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Cafeeira Gasqui LTDA

Antex Modas S/A

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS