BADERNEIROS: STF continua julgamentos de vândalos e rondonienses devem ser os próximos

As penas para os julgados até o momento, tem variado de 10 a 17 anos de prisão pelos atos golpistas

BADERNEIROS: STF continua julgamentos de vândalos e rondonienses devem ser os próximos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

 

 

Inveja

Na próxima segunda-feira(2), às 19h, no Cine Teatro Veneza, o consagrado ator global Anselmo Vasconcelos, estará encenado o monologo ‘A Cafona’. A apresentação é totalmente de graça para o público rondoniense. A peça fala sobre a inveja e nos leva a uma reflexão sobre o tema. Tudo com muito humor, apesar da seriedade do assunto. Não perca e leve a família!

 

Conselheiros

Uma verdadeira guerra de bastidores está sendo travada na eleição para a escolha dos conselheiros tutelares no Brasil. Em vários municípios a disputa está entre grupos conservadores, que são de direita, e grupos mais progressistas, de esquerda. A eleição ocorre no domingo, dia 1° de outubro, das 8h às 17h, em todo país, onde serão escolhidos 30,5 mil conselheiros, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

 

Onde votar

A eleição é facultativa, ou seja, vota quem quiser. Para os que querem votar, basta estar em situação regular na Justiça Eleitoral para ter direito a votar nesta eleição. Para exercer esse direito, deve-se apresentar CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar. Os locais de votação em Porto Velho são:

 

I – Zona 2 de Porto Velho

E.E.E.F.M Flora Calheiros Cotrin

Rua: Assis Chateaubriand, 7643 – Esperança da Comunidade;

 

II – Zona 6 de Porto Velho

Escola Padre Mário Castagna

Av. Campos Sales, 395 - Areal;

 

III – Zona 20 de Porto Velho

E.M.E.F Joaquim Vicente Rondon

Rua: Garopaba, 2615 – Cohab Floresta;

 

IV – Zona 21 de Porto Velho

E.E.E.F.M Risoleta Neves

Edite Feitosa, 8158 – Tancredo Neves;

 

V – Zona 6 no Distrito de Jaci Paraná

Escola Municipal Cora Coralina

Rua: Ilário Maia, s/n.

 

Rio Madeira

Um cenário desolador e preocupante. Assim podemos definir o estado em que se encontra o velho e bom Rio Madeira. A seca que afeta toda a região amazônica, devido ao fenômeno El Nino e a ação do homem na natureza, tem feito a fama de abundância de água nessa parte do Brasil, começar a aparecer coisa do passado, pelo menos, nesse momento.

 

Menos Cargas

As comunidades ao longo do rio já sentem o impacto da falta de chuvas na região e as consequências no dia a dia. Na economia, o rio que sempre foi símbolo de desenvolvimento em nosso Estado, também dá sinais de preocupação. Segundo a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – SOPH, que administra o porto público da capital, as barcaças que normalmente transportam o maior volume de cargas operam com 25% a 50% a menos de sua capacidade.

 

Viagens mais lentas

A seca no Rio Madeira afeta e contribui diretamente o transporte de cargas pela extensão fluvial, aumentando assim a atenção com a navegação e, consequentemente, com a economia. As barcaças que normalmente transportam o maior volume de cargas operam com 25% a 50% a menos de sua capacidade. A viagem Porto Velho - Manaus, pelo rio, também ficou mais lenta. Assim, hoje, as embarcações levam em torno de 4 a 7 dias até Manaus, quando em períodos normais, esse mesmo trecho é percorrido entre 3 e 4 dias.

 

Promessas

Essa situação faz com que a pressão, natural, pelo re-asfaltamento da BR 319, que liga a capital de Rondônia à capital do Amazonas, ganhe força. A estrada existe, já foi asfaltada em toda a sua extensão, porém, por causas difíceis de se entender está, praticamente, intransitável e necessitando uma boa reforma. Porém, entra governo e sai governo e a população não vê sinais de que a rodovia vá ser pavimentada. Promessas existem e muitas, mas na prática, nada. Os motivos alegados são as questões ambientais. Uma sugestão, é que fosse asfaltada e entregue ao Exército para tomar conta de toda a extensão, garantindo a preservação e a evitando a invasão de grileiros, madeireiros e outros ‘eiros’ mais.

 

Isolados

No passado a bancada federal, tendo o ex-senador Acir Gurgacz à frente, fez uma série de ações com caravanas de Porto Velho à Manaus para mostrar que a estrada era viável e necessária para a economia do Amazonas e Rondônia, além de tirar o povo amazonense do isolamento. Sim, porque só se chega ou sai da capital manauara de barco ou de avião. Como nos dias atuais, os voos estão caros e raros e o rio Madeira está na seca, prejudicando a navegação, os moradores do estado vizinho ficam separados do restante do país.

 

Sem União

 

Mas, atualmente, a classe política rondoniense deixou de lado essa luta. No entanto, políticos do Amazonas, estão se unindo em prol da reconstrução da estrada. Um desses, é o senador Omar Aziz(PSD), foto, que fez um vídeo, onde afirmou que não é justo o isolamento do povo amazonense do restante do Brasil, se há uma estrada que pode mudar essa situação. Além disso, sem meio-termo, apontou a ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, como culpada pelo não asfaltamento da BR e, disse, por pura vaidade dela. Nesse momento, era para as bancadas políticas e governadores dos dois estados estarem unidos nessa luta. Rondônia precisa abraçar essa batalha. Alô, deputados federais, estaduais, senadores, prefeitos, vereadores e governador, onde estão vocês?!

 

Trogloditas

Tem gente que, definitivamente, não está preparada para a conviver em sociedade. Acreditem, que no último dia 22, três motoristas, possivelmente embriagados, destruíram uma das saídas de veículos do Porto Velho Shopping e ainda desrespeitaram os profissionais que estavam no local. Fora da área do centro de compras, ainda avançaram sinal fechado colocando em risco que trafegava no local. Com diziam os mais velhos: “educação de casa vai à rua”!

 

Emcapado

Se esse projeto passar, vão ter que aumentar as vagas nos presídios brasileiros. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estipula pena de prisão para quem, durante o sexo, retirar o preservativo sem consentimento do parceiro(a). O texto estabelece a pena de prisão de 6 meses a 2 anos pela prática, que é chamada de "atealthing", um termo em inglês que significa "furtivo". As consequências dessa prática são várias, mas as principais são a propagação de doenças sexualmente transmissíveis ou uma gravidez indesejada. O relator é o deputado Felipe Francischini, responsável pelo texto do projeto de lei que, para prosseguir, precisa ser avaliado pelo Plenário, quando todos os deputados terão acesso ao texto. É, os tempos são outros!

 

 

Fervendo

Rondônia é um caldeirão de tensão quando o assunto são conflitos no campo. Vítimas dessa situação são várias em nosso Estado. O massacre de Corumbiara foi, talvez, o ápice de uma situação que só piorou nos últimos anos. No último dia 18, mais um episódio dessa triste sina rondoniense. A Polícia Civil está investigando o possível incêndio criminoso da residência de um morador da Reserva Extrativista (Resex) Estadual do Rio Jaci-Paraná, nos municípios de Porto Velho, Campo Novo de Rondônia e Nova Mamoré. O homem vinha sendo ameaçado por denunciar crimes como retirada de madeira, grilagem entre outros. O Boletim de Ocorrência informa também que ele era ameaçado para deixar o local por gerentes e jagunços de fazendas de gado.

 

 

Preocupante

 

Uma tragédia que a sociedade evita falar, mas é obrigada a conviver com as consequências dela. Trata-se de quem atenta contra a própria vida, nesse caso estamos falando de quem está na faixa etária entre 10 e 19 anos. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, todos os dias morrem três crianças por suicídio no Brasil. A maioria dos casos está consolidada entre os adolescentes. Foram 8.391 óbitos (84,29%) na faixa etária de 15 a 19 anos; e 1.563 mortes (15,71%) na faixa de 10 a 14 anos de idade. Já pela distribuição geográfica, os estados que apresentam as maiores taxas, englobando meninos e meninas, são São Paulo (1.488), seguido de Minas Gerais (889); Rio Grande do Sul (676); Paraná (649); e Amazonas (578). Isso entre 2020 e 2021.

 

Pais e filhos

Especialista no caso, dizem que existem fatores de risco muito importantes como, por exemplo, a violência intrafamiliar, não apenas como espancamentos. “Muitas vezes, os pais, sem perceber, agridem o filho com palavras como “você não devia ter nascido”, “você é insuportável” ou “você não serve para nada”. Isso acontece em todas as classes sociais. Existe uma violência física que fatalmente coloca na criança ou adolescente a falta de lugar, a falta de amor dos pais, que são pilares da personalidade”. Pais, fiquem atentos e cuidado com o que dizem aos filhos! Carinho e frases de amor não fazem mal a ninguém!

 

 

Baderneiros

O Supremo Tribunal Federal continua com os julgamentos dos envolvidos nas depredações de 8 de janeiro, em Brasília. Através do plenário virtual, já são três votos a favor da condenação de cinco réus pelos atos golpistas. A votação vai até o sábado(02). O voto do ministro Alexandre de Moraes, relator, foi por condenar os réus João Lucas Vale Giffoni, Jupira da Cruz Rodrigues e Nilma Lacerda Alves a 14 anos de prisão. Davis Baek foi apenado com 12 anos, e Moacir José Dos Santos, condenado a 17 anos. Todos foram denunciados pela Procuradoria Geral da República pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado. Na lista de espera, há também moradores de Rondônia. Ao que tudo indica, ainda vai ter muito ‘patriota’ vendo o sol nascer quadrado!

 

 

Vinicius Miguel

 

Quem esteve no Programa Conexão Rondoniaovivo, na última quarta-feira(27), foi o advogado e presidente do Partido Social Brasileiro(PSB), Vinícius Miguel. Na conversa com o jornalista Ivan Frazão, ele fez um balanço do cenário político local e nacional, falou sobre o desafio de se tornar o principal dirigente do agremiações em Rondônia, sobre o ex-deputado Mauro Nazif e os planos para as eleições de 2024. Veja a conversa aqui.

 

Não ‘JIRou’

 

Uma confusão daquelas! Assim podemos definir o cancelamento dos Jogos Intermunicipais de Rondônia(JIR). Estava tudo programado para terem começado na sexta(29), em Porto Velho, com a participação de 27 municípios rondonienses. O banner de divulgação informava isso. A Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer(Sejucel), que está sob o comando de Júnior Lopes e organizou o evento, afirmou que o motivo foi a impossibilidade de realizarem as acomodações do grande número de atletas. Uma nova data foi anunciada pela Sejucel, será de 10 a 22 de novembro.

 

Frustração

 

O que se sabe é que esse adiamento de último hora, frustrou muitos atletas e colocou o secretário Júnior Lopes em uma posição nada confortável. Paralelo a isso, teve gente que aproveitou para fazer um carnaval em cima da situação. Novembro está chegando, vamos aguardar para ver o que acontece e cobrar. Que saudades do Joer!

 

 

NACC

 

Anotem na agenda! O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer estará promovendo no próximo dia 13 de outubro, às 20:00, no Teatro Palácio das Artes, na capital, o show musical beneficente ‘Clássicos do Mundo’. Essa é sétima edição e todo a renda é revertida para as obras do NACC, que desenvolve um lindo trabalho de acolhimento a crianças que lutam contra a doença, não só vindas de Rondônia, mas também de outros estados e países. Para adquirir os ingressos, basta entrar em contato pelo telefone 69 9 9941 5821. Imperdível e faz um bem enorme para o corpo, mente e alma!

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS