HOMENAGEM: Cerimônia do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo celebra imprensa

Em uma noite de celebração ao trabalho da imprensa, o Ministério Público de Rondônia anunciou, na última terça-feira (22/11), os vencedores das cinco categorias do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo

HOMENAGEM: Cerimônia do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo celebra imprensa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Em uma noite de celebração ao trabalho da imprensa, o Ministério Público de Rondônia anunciou, na última terça-feira (22/11), os vencedores das cinco categorias do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo, promovendo, na solenidade que marcou a edição comemorativa pelo aniversário de 40 anos da Instituição, uma homenagem ao pioneirismo da produção jornalística local e uma reflexão sobre a importância do gênero reportagem, com a palestra do ex-repórter da Rede Globo, Francisco José.
 
Mencionando o caráter especial do concurso em 2022, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, pontuou a solidez da iniciativa, que busca, desde a primeira edição, prestar reconhecimento aos profissionais da notícia, cujo papel, exercido de forma livre e independente, é fundamental para a democracia.
 
“No ano em que comemora ‘Quarenta Anos de Atuação em Defesa da Sociedade’, tema do concurso, o Ministério Público homenageia a imprensa pelos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da sociedade rondoniense, de quem é porta-voz, ombreando com esta Instituição na missão de promover a Justiça”, afirmou.
 
Também presente, o coordenador-geral da premiação, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, pontuou a importância da interlocução do MP com a imprensa, parabenizando os profissionais pelo exercício de um fazer jornalístico voltado para a prestação de informação de credibilidade. “Vivemos num momento em que temos o desafio das fake news. Os jornalistas são nossos grandes guardiões nesse processo, quem nos protegem da desinformação”, ressaltou, ressaltando a pertinência da premiação realizada pelo Ministério Público.
 
Compuseram a mesa de honra do evento o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso; o vice-presidente da Associação do Ministério Público (Ampro), Marcelo Lincoln Guidio, e, ainda, a gerente de Comunicação Integrada, Maríndia Moura.
 
Vencedores - O 11º Prêmio MPRO de Jornalismo registrou a homologação de 36 trabalhos, nas categorias de Telejornalismo; Webjornalismo, Fotojornalismo; Cinegrafia e na modalidade especial Memória Institucional, esta destinada a reportagens de TV e sites sobre temas históricos ou que revisitassem atuações de grande repercussão da Instituição com abordagem atual.
 
Foi anunciado como vencedor, na categoria Fotojornalismo o trabalho ‘MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia’, de Jheniffer Núbia Gomes, G1 Rondônia. Em Cinegrafia, o primeiro colocado foi ‘Racismo X A luta contra a ignorância’, de Gleiton Felipe Baracho, Rede TV Rondônia.
 
Em Webjornalismo, foi declarada vencedora a reportagem ‘Ministério Público na defesa dos ribeirinhos sem aula há quatro anos por falta de transporte escolar fluvial’, de Fabiano do Carmo, Site Diário da Amazônia. Em Telejornalismo, ‘Violência Doméstica - Auxílio e assistência às vítimas podem mudar vidas’, de Júlia Scherer, TV Allamanda.
 
Na categoria Especial Memória Institucional, o prêmio foi destinado à matéria 'MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia’, Jheniffer Núbia Gomes, site G1 Rondônia. (veja classificação abaixo).
 
Os vencedores de cada categoria receberam R$ 5 mil, além de troféus e certificados, que também foram destinados aos profissionais classificados como 2º e 3º colocados nos eixos temáticos (classificação geral abaixo).
 
Palestra – Como parte da programação, foi realizada a palestra ‘‘A atuação da imprensa e o papel do Ministério Público na defesa de direitos e proteção do meio ambiente’, pelo jornalista Francisco José. Ex-repórter da Rede Globo, o profissional falou da experiência acumulada na produção de grandes reportagens ao redor do planeta.
 
 
Em sua participação, o palestrante abordou os desafios da reportagem, incentivando a classe jornalística a buscar se revestir de senso de oportunidade, se engajando na busca de boas histórias, matéria-prima do jornalismo. Francisco José mencionou a Amazônia, celeiro de pautas ambientais e sociais, pontuando a importância dos profissionais terem um olhar atento para o bioma. “Vocês não precisam sair daqui para investirem na carreira. Há um grande potencial de trabalho no lugar onde estão. Persistam e não se deixem vencer pelos obstáculos”, afirmou.
 
O jornalista falou ainda sobre crimes contra o meio ambiente e a importância do diálogo da imprensa com instituições e governos, propondo uma reflexão sobre a produção jornalística como instrumento de transformação.
 
Homenagem Ciro Pinheiro- Um dos mais proeminentes nomes da imprensa local, o jornalista João Ciro Pinheiro de Andrade foi homenageado durante a solenidade de entrega do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo. O reconhecimento ao trabalho pioneiro do profissional na atividade jornalística do Estado apresentou estreita relação com tema do concurso, ‘Quarenta Anos de Atuação em Defesa da Sociedade’. O período de criação do MP rondoniense coincide com o do próprio Estado e diversas instituições.
 
 
Ciro Pinheiro, como ficou conhecido, foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor), tendo sido o primeiro profissional de imprensa registrado na Delegacia Regional do Trabalho. Em Porto Velho, foi redator e colunista social do extinto Jornal Alto Madeira, empresa de que fez parte por quase 50 anos e que se tornou um dos emblemas de sua carreira.
 
“Quero manifestar não somente a minha emoção, mas, antes de tudo, o meu mais sincero agradecimento aos senhores e senhoras que compõem a Instituição”, disse, ao receber uma placa honrosa da Instituição.
 
 
Ao final da solenidade, o Ministério Público também prestou um reconhecimento aos julgadores desta edição, com entrega de placa de agradecimento aos integrantes da banca.
 
Compuseram a comissão, para a categoria Webjornalismo, a Promotora de Justiça Conceição Forte Baena e as jornalistas Ana Clara Lages (MPT-14ª Região) e Luiza Archanjo (MPF/RO); para Telejornalismo, o Promotor de Justiça Roosevelt Queiroz Costa Júnior e as jornalistas Simone Norberto (TJRO) e Betânia Meireles; para Cinegrafia, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Eriberto Gomes Barroso e os jornalistas Laelho Loyola (TJRO) e Marcela Ximenes; para Fotografia, o Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, e Ronaldo Nina (fotógrafo) e Eduardo Duarte (MP do Acre) e, ainda, para Memória Institucional, a Promotora de Justiça Edna Capeli da Silva Oliveira e os jornalistas Luís Alexandre Freitas (TRT-14 Região) e Maria Fábia Moraes Assumpção (Assessora de Comunicação do Governo de Alagoas).
 
Categoria Fotojornalismo
 
 
Título: MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia
 
Autor: Jheniffer Núbia Gomes
 
Veículo: G1 – Rondônia
 
 
Título: A importância da paternidade na vida de uma criança
 
Autor: Beatriz Mendes
 
Veículo: Diário da Amazônia
 
 
Título: História: Porto Velho comemorará 110 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, fechada?
 
Autor: Rodrigo Moraes
 
Veículo: Rondoniaovivo
 
 
Categoria Cinegrafia
 
 
Título: Racismo X A luta contra a ignorância
 
Autor: Gleiton Felipe Baracho
 
Veículo: Rede TV Rondônia – Rede TV
 
 
Título: Treinamento de Incêndio no MPRO
 
Autor: Cledson Paiva
 
Veículo: Sic TV – Rede Record
 
 
Título: Ouvidoria das Mulheres MPRO
 
Autor: Alex Rocha dos Santos
 
Veículo: TV Meridional - Band
 
 
Categoria Webjornalismo
 
 
Título: Ministério Público na defesa dos ribeirinhos sem aula há quatro anos por falta de transporte escolar fluvial
 
Autor: Fabiano do Carmo
 
Veículo: Diário da Amazônia
 
 
Título: Força-Tarefa MPRO: ‘No Território das Lamentações’
 
Autor: Emerson Barbosa Afonso
 
Veículo: NewsRondônia
 
 
Título: Diário da evasão: uma causa, um desafio e uma ação
 
Autor: Emerson Barbosa Afonso
 
Veículo: NewsRondônia
 
 
Categoria Telejornalismo
 
 
Título: Violência Doméstica - Auxílio e assistência às vítimas podem mudar vidas
 
Autor: Júlia Scherer
 
Veículo: TV Allamanda – SBT
 
 
Título do trabalho: Racismo X A luta contra a ignorância
 
Autor: Beatriz Mendes
 
Veículo: Rede TV Rondônia – Rede TV
 
 
Título do trabalho: Operação Arigós
 
Autor: Fábio Diniz
 
Veículo: Rede Amazônica – Globo
 
 
Categoria Especial Memória Institucional
 
 
Título: MP luta para garantir transporte público coletivo com acessibilidade em Rondônia
 
Autor: Jheniffer Núbia Gomes
 
Veículo: Site G1 Rondônia.
 
 
Título: Em nome do Amor
 
Autor: José Cícero Moura
 
Veículo: Site Espaço Aberto
 
 
Título: Casa Ana Fonseca
 
Autor: Priscila Souza Santos
 
Veículo: SIC TV – Rede Record
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS