REDES SOCIAIS: Hildon combate pobreza menstrual e ganha repercussão na internet

Prefeito de Porto Velho quebrou tabu e tomou decisão contrária ao governo federal

REDES SOCIAIS: Hildon combate pobreza menstrual e ganha repercussão na internet

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em sentido contrário ao governo federal que vetou a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) assinou na última sexta – feira, 8, um projeto de lei regulamentando a distribuição de tais  itens para esses grupos sociais em Porto Velho.
 
O chefe do Executivo pediu urgência por parte da Câmara Municipal para apreciar a propositura já nesta semana e justificou a sua decisão. “Precisamos garantir a dignidade das mulheres”, frisou ele, acrescentando que sua postura faz parte da maneira como se propôs a administrar o município.
 
“Queremos garantir respeito e dignidade para a nossa população'', argumentou Hildon, cuja proposta ganhou grande repercussão nas redes sociais lhe rendendo críticas e elogios.   
 
Segundo ele, além da dignidade, a medida garante benefícios na saúde e na educação das beneficiadas. “Muitas adolescentes perdem dias de aula por causa do desconforto e da vulnerabilidade por não ter recursos para adquirir absorventes”, frisou.
 
O  atendimento nesse sentido será realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Já a Secretaria de Assistência Social e da Família vai atender mulheres em situação de vulnerabilidade social.
 
A iniciativa do prefeito da Capital se coaduna com a preocupação apresentada pela Unicef  -  Fundo das Nações Unidas para a Infância - diante da pobreza menstrual que causa graves problemas a quem não tem condições de adquirir absorvente.
 
Mulheres nessa situação são obrigadas a utilizar meios inadequados para conter o fluxo menstrual como panos usados, jornais, miolo de pão, ou não fazem a troca do absorvente com a frequência adequada. Essa situação representa graves riscos para a saúde feminina.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS