Uma área com várias nascentes que abastecem Porto Velho está pegando fogo e colocando em riscos essas fontes de água. O local fica na BR 364, próximo ao campus da Universidade Federal de Rondônia.
Moradores do conjunto de chácaras ‘Recanto dos Pássaros’, localizado na área, denunciam que o fogo começou no inicio desta tarde e com a vegetação seca, está se alastrando para a parte em que estão as nascentes. Eles disseram que já acionaram o Corpo de Bombeiros, mas até o fechamento dessa matéria, não havia chegado.
A comunidade informou que não é a primeira vez que colocam fogo no local, mas que vão se mobilizar junto as entidades públicas.
“Vamos denunciar para os órgãos competentes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental(Sedam) e na Subsecretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável(Semas). Essa área pertence a prefeitura. Todos anos essa área é queimada, colocando em risco nossas propriedades que ficam ao lado”, declararam.
A área vem sendo alvo de interesse por parte da Prefeitura de Porto Velho para a construção de um aterro sanitário. Iniciativa essa que é contestada pela comunidade. Para isso, eles criaram, inclusive, um abaixo assinado online onde qualquer pessoa pode participar, em que buscam apoio para evitar a obra no local. O endereço para quem quiser participar é:
http://chng.it/yR79FVfWwL .
No texto do documento, eles explicam que o abaixo assinado tem como objetivo provocar uma nova discussão quanto à escolha da atual área para a construção do aterro sanitário municipal.
Os moradores denunciam que área escolhida é imprópria e os estudos que levaram a essa escolha estão repletos de vícios, além de estarem vencidos. As assinaturas colhidas serão protocoladas no Ministério Público e órgãos da prefeitura.