Dia 12 de maio é comemorado internacionalmente o Dia da Enfermagem. A data também é conhecida como o Dia do Enfermeiro, e visa homenagear o trabalho e a contribuição da categoria para a proteção da saúde da população.
No meio de uma pandemia, a função desses profissionais se tornou ainda mais relevante e necessária. Os desafios são diários e os cuidados precisam ser redobrados, devido ao risco constante de contaminação. Por esse motivo, muitos se afastam da própria família para protegê-los, e garantir a melhor atenção aos pacientes.
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) informa que, desde o início da pandemia, Rondônia já perdeu 45 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.
No Brasil, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a realidade dos mais de 2,4 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem é dura. São jornadas exaustivas de trabalho em ambientes cada vez mais adversos, muitas das vezes, sem estruturas adequadas para assegurar o melhor atendimento aos pacientes.
COREN-RO RESPONDE
O Rondoniaovivo procurou a direção do Coren-RO, sobre os desafios que a categoria vem enfrentando na pandemia no Estado. O conselheiro da instituição, Régis Georg, observou que houve um aumento da carga horária de trabalho da categoria.
"As equipes de enfermagem vêm ao longo dos anos, sobrecarregadas, precisando de apoio e reconhecimento. Além de conviver com a falta de condições de trabalho e os baixos salários", desabafou Régis.
Régis também destacou as ações que estão sendo organizadas para os profissionais de saúde durante toda a semana, que visam enaltecer o trabalho da categoria.
ENFRENTAMENTO
O apoio psicológico aos profissionais de Saúde de Rondônia está sendo dado por instituições como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), COFEN e demais instituições de saúde. O objetivo é manter a saúde mental desses profissionais, especialmente, nesse momento de pandemia.
LIVE
Nesta quarta-feira, às 19 horas, o Coren-RO estará promovendo uma live com o tema “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Pandemia de Covid-19”.
Os convidados são o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Carlos Neri da Silva, e a pesquisadora titular da Fiocruz, Maria Helena Machado.