MÉDICOS: Cremero debate com Sesdec a situação de plantonista em Guajará

Muitos são obrigados a realizarem exames de corpo de delito e perícia, o que vai contra o código de Ética Médica

MÉDICOS: Cremero debate com Sesdec a situação de plantonista em Guajará

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente do Cremero, Robinson Machado, se reuniu na última segunda-feira (10), com o secretário de Segurança Pública, coronel José Hélio Pachá, para tratar sobre a situação de médicos plantonistas do Hospital Regional de Guajará-Mirim que são obrigados a realizarem exame de corpo de delito e perícia. O encontro aconteceu na Sesdec, no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia
 
Doutor Robinson explicou que a ausência de legistas na localidade gera um desconforto para os profissionais, que são obrigados pelas autoridades policias do município a realização de corpo de delito, mesmo sabendo da existência de perito médico na cidade vizinha de Nova Mamoré. 
 
Segundo Robinson, nesse caso, tal situação fere o artigo 93 do Código de Ética Médica, o qual veda o médico de ser perito ou auditor do seu próprio paciente. 
 
Outro fato agravante, destacado pelo presidente do Cremero, é que os que não concordam em realizar os procedimentos são convocados a prestar esclarecimentos na delegacia.  
 
“É grave impor aos médicos do Pronto Atendimento de Guajará-Mirim a obrigatoriedade de ser perito mesmo contra vontade do profissional. Perícia é algo que requer formação técnica. Estamos aqui para evitar um mal maior por conta dessa situação”, disse o presidente 
 
De acordo com doutor Robinson, Guajará-Mirim é um município que não atrai muitos médicos. Ele disse entender as dificuldades e lembra a falta de estrutura.  
 
Diga-se de passagem, que no Hospital Regional de Guajará-Mirim existe apenas um plantonista por dia e este é responsável por duas alas: Covid e não Covid”, completou.
 
Após ouvir a demanda, o secretário Pachá informou que nesse primeiro momento vai buscar resolver a situação e que uma solução definitiva é a realização do concurso pública da Polícia Civil.
 
“Estamos sensíveis ao problema. Temos uma luz no fim do túnel que é o concurso. O edital já está pronto. São 20 vagas para legistas, com a expectativa desse número aumentar”.
 
Após a reunião, o presidente Robinson Machado protocolou um ofício que será encaminhado a direção da Polícia Civil para que providências sejam tomadas. 
 
No ofício, o presidente do Cremero solicitou que o encaminhamento das perícias seja feito ao perito do Estado que se encontra no município vizinho, Nova Mamoré, até a nomeação de um perito para Guajará-Mirim. Pediu ainda que os delegados não obriguem mais os médicos plantonistas do Hospital Regional a realizarem as perícias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS