A Universidade Federal de Rondônia poderá ter em breve uma Faculdade de Direito. Tratativas nesse sentido estão sendo tomadas pelo Departamento de Ciências Jurídicas da Unir. O chefe em exercício do departamento, prof Dr. Bruno Valverde, editou uma ordem de serviço nomeando uma comissão para realizar estudos e analisar a possiblidade de criação da Faculdade de Direito da instituição.
Valverde explicou que o curso de Direito da Unir, existe desde de 1986, e conta com quase 35 anos de tradição. Ele ressaltou a importância dessa mudança no status do curso. “Na prática, a criação da Faculdade de Direito trará mais autonomia ao curso, que, se aprovado pelas instâncias da Universidade, dará autonomia acadêmica e administrativa para a instituição”, afirmou.
A comissão que estará analisando a criação da faculdade é formada, além do chefe do Departamento de Ciências Jurídicas, Prof dr Delson Xavier pelos professores:Mestre Marcelo Xavier ,mestre Marcos Alaor, Mestre Gisele Gadotti, Dr. Aparecida Zuin e Dr. Breno de Paula .
A comissão tem 90 dias para apresentar os resultados dos estudos e emitir um parecer técnico sobre o assunto. O passo seguinte serão as providências internas que deverão ser tomadas junto à universidade.