'DEPUTADA JOVEM': Estudante do IFRO representará Rondônia no Parlamento Jovem Brasileiro

O programa objetiva proporcionar aos jovens estudantes a simulação da jornada de trabalho dos deputados federais

'DEPUTADA JOVEM': Estudante do IFRO representará Rondônia no Parlamento Jovem Brasileiro

Foto: Divulgação | A estudante Eduarda Caroline Machado de Souza

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A estudante Eduarda Caroline Machado de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, foi selecionada para representar o estado de Rondônia como deputada jovem na 17ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília. O programa objetiva proporcionar aos jovens estudantes a simulação da jornada de trabalho dos deputados federais.
 
Para a seleção, os participantes criaram um projeto de lei com o objetivo de buscar soluções para questões relativas a contextos sociais locais, culturais ou econômicos. Na etapa estadual haviam sido aprovados quatro projetos no estado, sendo que três projetos pré-aprovados para o PJB foram de alunos do IFRO.
 
Eduarda, que representará Rondônia, é aluna do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRO, Campus Colorado do Oeste, e moradora do município de Cabixi (RO). O projeto que ela desenvolveu aborda a temática de educação antirracista, tendo como objeto central a discriminação racial e as suas consequências na sociedade.
 
A estudante soube no dia 18 de setembro que foi aprovada entre os 78 jovens brasileiros para exercerem o mandato como deputados jovens na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante cinco dias, de 11 e 14 de maio de 2021. Ela conta como foi a reação ao saber que foi selecionada. “Quando recebi a notícia fiquei muito surpresa e feliz. Minha família ficou emocionada com o resultado. Como meus pais são professores, eles sempre me incentivaram a me dedicar aos meus estudos e a ter a educação como prioridade em minha vida. Uma das melhores partes do processo foi ver que eles estão orgulhosos de mim”, contou a estudante.
 
Avaliando a participação dos estudantes do IFRO na edição 2020 do Parlamento Jovem, o Reitor Uberlando Tiburtino Leite explica haver um alinhamento significativo com os objetivos do Instituto Federal.  “A educação que ofertamos objetiva qualificar pessoas em diversas áreas do conhecimento e em áreas estratégicas para o país, mas principalmente objetiva formar cidadãos e cidadãs capazes de perceberem as diversas demandas da sociedade e de proporem soluções para a resolução desses problemas, para o atendimento das demandas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do país, com a equidade na distribuição de renda, e na geração de bem-estar para todos e para todas”. Do IFRO Campus Guajará-Mirim, Anna Beatriz Moraes de Menezes Bezerra e Ester Melo dos Passos também haviam sido pré-selecionadas na etapa estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro.
 
O Diretor-Geral do Campus Colorado do Oeste, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, parabenizou e elogiou a aluna Eduarda. “Essa conquista foi alcançada com muita devoção, amor e determinação. Espero que esse seja apenas um dos primeiros passos rumo a uma vida de grandes méritos. Desejo à Eduarda muito sucesso e que todas as áreas de sua vida sejam abençoadas. Parabéns a ela pela conquista e a todos da equipe do Campus Colorado do Oeste e do IFRO que a apoiaram neste processo”, enfatizou o Diretor.
 
Oportunidades
 
Eduarda comentou que essa foi outra grande oportunidade que o IFRO lhe proporcionou, sendo que não é a primeira vez que representa o estado de Rondônia nacionalmente. “Como estudante do IFRO, além do Programa Parlamento Jovem Brasileiro deste ano, tive a oportunidade de participar de vários outros projetos e ações. Exemplos disso foram minha seleção no programa de imersão em língua inglesa English Immersion Program (EIP), da Embaixada dos EUA, na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro de 2019, e no intercâmbio nos EUA pelo programa Jovens Embaixadores. Além disso, recentemente recebi a notícia de que passei em um programa de verão da University of Cambridge e University of Oxford - Essay Competition do Immerse Education, do Reino Unido”, relatou Eduarda.
 
Ela contou também como foi sua experiência como aluna do IFRO até agora. “Desde que eu comecei a estudar no IFRO minha vida mudou completamente. Além de um ensino de qualidade excepcional e um time de profissionais dedicados e dispostos a promover uma educação de altíssima qualidade, o que me chamou muita atenção foram as oportunidades que se abriram para mim. Comecei participando de projetos de ensino, extensão, grupos de pesquisa, eventos e congressos. Com toda essa base de conhecimento que eu adquiri, me senti segura para concorrer por vagas em programas com alunos de todo o Brasil. Com muito apoio de meus professores, colegas e toda a comunidade escolar, consegui vencer os meus medos e participar de programas de imersão, intercâmbio, olimpíadas e até mesmo concorrer em concursos de redação com alunos de todo o mundo, e ser aprovada”, narrou a estudante.
 
Com isso, ela incentiva os jovens a participar de todas as oportunidades que tiverem, tendo sua história como inspiração e exemplo, para que alcancem seus sonhos. “Uma das causas que defendo é a democratização do ensino no Brasil e um dos meus maiores sonhos é que todos os alunos pudessem ter uma educação de qualidade, assim como eu tive no IFRO. Enquanto isso não é possível, aconselho a todos os estudantes que acreditam que a educação transforma vidas, que se esforcem para entrar em um dos institutos federais, porque vale muito a pena. Eu só tenho a agradecer e dizer que amo muito nosso IFRO”, concluiu a aluna Eduarda.
 
Projeto “Programa Educação Antirracista”
 
O projeto pelo qual Eduarda foi aprovada para o Parlamento Jovem Brasileiro visa à implantação do Programa Educação Antirracista em todos os níveis da Educação brasileira: Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Universitário. A submissão do Projeto de Lei contou com a participação dos professores do Campus Colorado: Magda Oliveira Pinto, docente de Sociologia, e a colaboração na redação de Moisés José Rosa Souza, docente de Língua Portuguesa.
 
A estudante comenta as motivações para esse projeto: “O racismo está presente na realidade brasileira: em ambientes públicos e privados, escolas, universidades, em locais de trabalho etc. As consequências das atitudes racistas são de toda ordem: discriminação, ofensa, violência psicológica, violência física, segregação, desigualdade social e até a morte. Sendo assim, o projeto visa contribuir para a diminuição de casos de racismo no Brasil, através de uma educação que ajude a combater e a amenizar esses tipos de casos”, explicou Eduarda.
 
Com o projeto selecionado para o PJB, a estudante irá vivenciar na prática por uma semana o trabalho dos deputados federais, em 2021. “Estou muito animada em poder simular a jornada de trabalho dos deputados federais e observar como ocorrem as discussões e decisões na Câmara dos Deputados, pois tenho muito interesse em políticas públicas que ajudam o melhor desenvolvimento da sociedade”, afirmou Eduarda.
 
Mais detalhes sobre o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estão disponíveis no site do programa, que pode ser acessado clicando AQUI.
 
E conheça o projeto de lei de Eduarda, clicando AQUI. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS