ANTI-HISTAMÍNICOS: Médica pediatra alerta sobre os riscos da automedicação

O desenvolvimento recente dos anti-histamínicos de segunda geração, que se caracterizam por induzir pouca ou nenhuma sedação como efeitos adversos têm sido usados pelos médicos no tratamento de afecções alérgicas

ANTI-HISTAMÍNICOS: Médica pediatra alerta sobre os riscos da automedicação

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A médica pediatra, Kátia Bastos, alerta sobre a automedicação com anti-histamínicos (antialérgicos), os quais podem ser prejudiciais a saúde das crianças e também dos adultos, sem receituário médico.

 

Ela explica que são medicamentos que atuam antagonizando a ligação de moléculas a receptores específicos nas células responsáveis pelo processo alérgico, constitui um marco no tratamento das doenças que cursam com reações alérgicas. O desenvolvimento recente dos anti-histamínicos de segunda geração, que se caracterizam por induzir pouca ou nenhuma sedação como efeitos adversos têm sido usados pelos médicos no tratamento de afecções alérgicas.

 

Podem ser associados a corticóides dependendo do quadro alérgico e são medicamentos conhecidos como corticosteróides, cortisona ou cortisol, são hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais que possuem forte ação antiinflamatória, sendo muito utilizados no tratamento de reações alérgicas com acompanhamento médico.

 

Kátia fala que esse grupo de medicamento é usado para alérgica rinite (sazonal e perene), conjuntivite alérgica, doenças alérgicas da pele como dermatite atópica, aguda e crônica, urticária, angioedema ( ocorrência de um inchaço repentino sob a pele, em suas camadas mais profundas. Também é possível desenvolver vergões ou inchaços na superfície da pele, embora esta condição não possa ser confundida com urticária)., entre outras, reação alérgica a picadas de insetos, entre outros.

 

O médico é o profissional de saúde qualificado para consultar o paciente, estabelecendo um diagnóstico preciso, e se suspeitar que o motivo dos sintomas de uma criança ou adulto possa ser outra patologia como rubéola (Rubéola, também conhecida como sarampo alemão, que é uma infecção contagiosa causada por vírus e caracterizada por erupções vermelhas na pele, arboviroses (arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos como aranhas e carrapatos), exantema súbito (A roséola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubéola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos.

 

A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril., entre outras, no exame clínico poderá ser diagnosticada a patologia (doença) e ainda o médico poderá solicitar exame de sangue especifico para alergia e outros que entender que o caso requeira, disse a médica.

 

O resultado destes testes ajuda a confirmar uma suspeita de alergia e a determinar os alergênicos causadores, ou a despistar por completo a alergia.

 

“A médica disse ainda que o uso dessa classe de medicamentos e outros, principalmente em crianças, sem receituário médico devem ser evitados, pois pode ser prejudicial à saúde do paciente podendo ainda criar resistência a outros fármacos, caso o diagnóstico não seja preciso”. Não hesite em consultar o médico.

 

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota, informa os associados que a associação mantém médicos no ambulatório de segunda às sextas-feiras e no Serviço de Pronto Atendimento (S.P.A), 24 horas, com equipe de enfermagem, raios-x, laboratório de análises clinicas, leitos de observação, carrinho de emergência, entre outros, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS