Os agentes poluentes são os mais variáveis possíveis,
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A grande preocupação por parte de cientistas e outros pesquisadores sobre o assunto, sem dúvida, se dá em relação à escassez e o desperdício de água no planeta. O poder público por sua vez cobra caro nas contas de água e esgoto, pois os gastos de tratamento e bombeamento são muito altos.
Existe também o impacto ambiental de estar retirando uma grande quantidade de água limpa dos recursos hídricos e devolvê-la suja na forma de esgotos. De acordo com estudos realizados recentemente, no o Brasil o desperdício de água chega a 70 % e nas residências temos até 78 % do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro.
Mas tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos. Além da escassez e o desperdício, outro fator que contribui de forma muito expressiva para o desaparecimento e a contaminação da agua em rios e nascentes, é a deposição direta do lixo e outros efluentes nesses recursos hídricos. Existe na natureza, um equilíbrio biológico e químico entre todos os seres vivos. Neste sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos e assim sucessivamente.
A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações neste equilíbrio. Comprovadamente a poluição é principalmente produzida pela ação do homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade.
Os agentes poluentes são os mais variáveis possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar, etc. As principais causas da diminuição do volume de agua e deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos, ou resíduos sólidos jogados indiscriminadamente em locais impróprios. É preciso que os gestores públicos e sociedade civil organizada tomem consciência da problemática que é a deposição incorreta do lixo urbano. Os aterros sanitários controlados ainda são a melhor solução para evitar a contaminação e o desaparecimento da agua no planeta.
MFM SOULUÇÕES AMBIENTAIS - Aterros sanitários em Vilhena, Cacoal e em breve em Ji-Paraná- RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!