As instalações foram oficialmente abertas à comunidade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A população da Comarca de Santa Luzia do Oeste recebeu, nesta terça-feira (28/11), o novo prédio da Promotoria de Justiça da Comarca. As instalações foram oficialmente abertas à comunidade, em solenidade com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, que, na ocasião, anunciou a doação do imóvel que anteriormente sediava o Ministério Público de Rondônia para a Defensoria Pública do Estado. “O MP existe para defender a sociedade e é muito importante que, para isso, possa oferecer a ela um lugar de acolhimento, um ambiente adequado, onde as pessoas se sintam seguras para expressar suas demandas e angústias. Esta casa que entregamos hoje não é do MP. É de toda a comunidade”, afirmou.
Ao anunciar a doação do antigo imóvel do MP à Defensoria, o Chefe do Ministério Público falou dos laços republicanos que unem as instituições que compõem o sistema de Justiça. “Repassamos à Defensoria o prédio do MP utilizado até aqui. Esse gesto mostra que, em se tratando de Justiça, não existe uma instituição melhor que a outra. Todos nós trabalhamos juntos, irmanados pelo princípio que nos une, que é a sociedade”, disse.
Durante a cerimônia, o Promotor de Justiça Titular da Comarca, Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio, ressaltou a importância da inauguração da nova casa do MP na região, lembrando que a Instituição deixa o prédio onde funcionou nos últimos 20 anos, repassando-o à Defensoria, para ocupar uma nova Promotoria de Justiça, fortalecendo a prestação dos serviços em defesa da comunidade.
Ainda durante o discurso, o Integrante do Ministério Público evocou o aniversário de 30 anos, em 2018, da Constituição Federal de 1988, que tornou-se conhecida como Constituição Cidadã, destacando que, com a nova sede, o MP tem seu compromisso reafirmado perante a população da Comarca. “O Ministério Público se mostra um aliado fundamental do cidadão, promovendo a defesa intransigente dos direitos inalienáveis à saúde, à educação, ao meio ambiente equilibrado, à gestão pública e transparente, a um processo eleitoral hígido, enfim, atuando sempre em defesa da sociedade, contribuindo para o aprimoramento de nossas instituições e para o engajamento social”, detalhou.
O Promotor de Justiça convidou a população de Santa Luzia, Parecis e Alto Alegre dos Parecis, municípios que compõem a comarca, a se fazer presente a todos os eventos que serão realizados na nova sede. “Estão programadas diversas audiências públicas que discutirão os problemas de nossas cidades, permitindo ao MP a adoção de providências necessárias. Contamos com os senhores”, disse.
Ao fazer uso da palavra, o Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado, Antônio Fontoura, agradeceu ao Ministério Público pela cessão do imóvel que anteriormente sediava os trabalhos da Instituição. “Defensoria e MP nutrem, ao longo dos anos, relações harmônicas e a sociedade tem sido a maior beneficiária disso. Agradecemos ao MP pelo apoio que nos tem prestado”.
Também estiveram presentes à solenidade de inauguração, o Procurador de Justiça Cláudio Wolff Harger; Chefe do Centro de Atividades Extrajudiciais; os Promotores de Justiça Jesualdo Eurípedes Leiva de Faria; Secretário-Geral do MP; Aluildo de Oliveira Leite, Chefe do Centro de Atividades Judiciais; Jorge Romcy Auad Filho, Coordenador de Planejamento; a Promotora de Justiça de Rolim de Moura, Jovilhiana Orrigo Ayricke; o vice-prefeito de Santa Luzia, Ernandes Capelini, e demais autoridades locais.
Nova sede
A nova sede do MP tem 697,70m² de área construída, contendo auditório com 50 lugares, gabinetes para Promotor de Justiça, salas administrativas e recepção. As instalações são adaptadas para pessoas com deficiência, incluindo piso podotátil na calçada e área de entrada. Também para esse público, a unidade disponibiliza banheiros adaptados e mapa tátil, recurso que possibilitará ao portador de deficiência visual ser informado, na área da recepção, sobre os principais acessos da Promotoria.
A obra, cujo valor aproximado foi de R$ 1.700.000,00O, foi projetada pela Seção de Engenharia e Infraestrutura do MP (Seinf).
O antigo prédio do MP em Santa Luzia funcionava, desde 1998, em uma residência de alvenaria, que foi adaptada para o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério Público.
Classificada como comarca de 1ª Entrância, a Promotoria de Santa Luzia abrange os municípios de Santa Luzia, Alto Alegre dos Parecis e Parecis. Registra, em média, 40 atendimentos por mês. Este ano, foram ajuizadas cerca de 15 ações civis públicas.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!