SÍFILIS: Porto Velho na lista prioritária de combate à doença

As infecções contam com 102 casos em Rondônia e 231 registros em gestantes.

SÍFILIS: Porto Velho na lista prioritária de combate à doença

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para conter o avanço da sífilis no país, o Ministério da Saúde, estados e municípios vão intensificar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A estratégia, chamada de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, vai destinar R$ 200 milhões para as 100 cidades que concentram 60% dos casos da doença, dentre elas Porto Velho/RO.

O plano concentra ações em quatro eixos: diagnóstico; vigilância da transmissão; tratamento; e pesquisa e comunicação.

Conforme dados preliminares em 2017 já foram registrados 237 casos de sífilis em adultos (acima de 26 anos) e 87 casos em Porto Velho. Entre os jovens de 10 a 25 anos, foram contabilizados 89 casos em Rondônia e 44 na capital.

As infecções por sífilis congênita (transmitida da mãe para o bebê) contam com 102 casos em Rondônia. Casos registrados em gestantes são  231.

Gonorreia

Casos de Gonorreia também estão sendo registrados. Cerca de 356 adultos contraíram a doença em 2017 no Estado, e 91 em Porto Velho. Entre os jovens foram contabilizados 45 casos na capital e 161 em adultos no Estado.

Investimentos - saúde

Em relação à compra centralizada do medicamento, o Ministério da Saúde destinou R$ 13,5 milhões para a aquisição de 2,5 milhões de ampolas de penicilina benzatina, para o tratamento da sífilis adquirida e em gestantes, além de 450 mil ampolas da penicilina cristalina, para uso em bebês. A quantidade garantirá o abastecimento da rede pública até 2019.

Na ampliação e qualificação do diagnóstico, uma das ações do plano é o aumento da testagem, principalmente nas grávidas. Neste ano, até setembro, o Ministério da Saúde enviou mais de 6,3 milhões de testes de sífilis, crescimento de 33,7% em relação a 2016 (4,7 milhões). 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS