Prefeitura implanta sistema online para cadastrar serviços ambientais

Todos os técnicos que trabalham na área de meio ambiente em Porto Velho terão que se cadastrar. Esse cadastro é um instrumento de referência do prestador de serviços e ao mesmo tempo um instrumento de controle por parte do município.

Prefeitura implanta sistema online para cadastrar serviços ambientais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a nova ferramenta haverá mais respeito ao meio ambiente e menos ilegalidade na prestação dos serviços

A prefeitura de Porto Velho vai implantar um sistema online para cadastrar todos os prestadores de serviços ambientais que trabalham na capital de Rondônia. A portaria que autoriza e regulamenta o uso da nova ferramenta já foi encaminhada para publicação pelo secretário municipal de Integração e subsecretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno.

Todos os técnicos que trabalham na área de meio ambiente em Porto Velho terão que se cadastrar. Esse cadastro é um instrumento de referência do prestador de serviços e ao mesmo tempo um instrumento de controle por parte do município. “Além de cadastrado na Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) é necessário ter o licenciamento ambiental para trabalhar legalmente”, explica o assessor ambiental da Sema, Yaylley Jezini.

As informações do cadastro dos prestadores de serviços farão parte do banco de dados ambiental, instituído pelo Código Municipal de Meio Ambiente, Lei 138/2001, que norteia toda Política Municipal de Meio Ambiente que está sendo implementada na gestão do prefeito dr Hildon Chaves.

Esse banco de dados reunirá e consolidará as informações referentes a todos os empreendimentos, suas respectivas atividades, as instituições e os profissionais voltados à área ambiental, além de servir de banco de informações ambientais do município.

DEMANDA

A portaria para cadastro online de consultores e empresas prestadoras de serviços ambientais também atende demanda apresentada pelas empresas que fazem coleta de resíduos em Porto Velho, para regulamentar todos os prestadores de serviços aptos a realizar coleta e destinação de resíduos no município.

É que as empresas devidamente regularizadas junto à Sema enfrentam concorrência desleal com quem não é regularizado. Os que atuam na ilegalidade cobram um valor menor pelo serviço, mas sem nenhuma responsabilidade ambiental, pois descartam os resíduos em qualquer lugar, causando sérios danos à natureza e as pessoas.

Com a portaria em vigor, a prefeitura acaba com a ilegalidade na prestação do serviço, pois somente quem estiver cadastrado poderá exercer a atividade.

Por enquanto o cadastramento está sendo feito direto na Sema, à rua Dom Pedro II com avenida Campos Sales, região central da cidade. A partir da próxima semana, quando o sistema for liberado, o cadastro e o licenciamento serão feitos online.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS