SESDEC planeja operações de combate ao crime em bairros da capital

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) já visitou, somente em Porto Velho, 35 bairros, e ouviu demandas da população por meio de lideranças comunitárias.

SESDEC planeja operações de combate ao crime em bairros da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Forças de segurança do estado iniciam nos próximos dias trabalho de enfrentamento ao crime organizado responsável por mais de 90% da violência urbana em Rondônia. Nesta semana, o secretário de Segurança, Lioberto Caetano, convocou as Polícias Civil, Militar, Politec, Corpo de Bombeiros e o Comando de Operações Especiais (COE) para trabalhar um plano emergencial, integrado, com ações pontuais, visando o enfrentamento e combate ao crime nos bairros. Datas não serão divulgadas. Serão priorizadas as localidades cujos dados estatísticos levantados recentemente apontam para um índice de maior violência.

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) já visitou, somente em Porto Velho, 35 bairros, e ouviu  demandas da população por meio de lideranças comunitárias.

Entre as reivindicações ouvidas, que embora no censo comum não apontem como problema de segurança, é essencial para o combate à violência, afirmou o secretário da pasta. “Ruas cheias de buracos, terrenos baldios, falta de iluminação pública, entre outras carências são problemas que se desdobram na falta de segurança pública”, disse.

Para o gestor da Sesdec, embora necessário, o policiamento deveria ser o último recurso a ser utilizado. Ao ouvir lideranças comunitárias, o diagnóstico é ampliado, uma vez que a população não apresenta demandas específicas.

Além do problema da segurança, líderes apontam outros temas de competência do governo que são geridos por outras secretarias. Daí a importância do trabalho integrado com a Sejus, Seas e Seae, na avaliação do secretário, que vem trabalhando contatos contínuos com representantes de outras pastas do governo para o atendimento das demandas.

“Caso a área de atuação seja do município, vamos informar aos gestores municipais de Porto Velho. Sendo assim, a possibilidade de solução aumenta”, afirmou Caetano, completando que “por questão de emergência, e em resposta à sociedade por ocasião de levantamentos feitos bairro a bairro, vamos realizar várias operações de enfrentamento e solução a curtíssimo prazo”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS