CEIA DE NATAL - Chef sugere filé de pirarucu no forno ao molho do tucupi

Para harmonizar com esse cardápio, ele sugere vinho moscatel ou brut rosé. O espumante moscatel é elaborado com uvas aromáticas da varietal Moscato e cepas climatizadas com aromas frutados, florais, cítricos e de sabor suave.

CEIA DE NATAL - Chef sugere filé de pirarucu no forno ao molho do tucupi

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vencedor do Prêmio Nacional Dólmã 2016 na categoria estadual recomenda um prato principal natalino que valoriza a culinária rondoniense: filé de pirarucu assado no forno ao molho do tucupi. Para a entrada fria ele recomenda salada de folhas verdes, queijo coalho e vinagrete de tucumã. A guarnição é composta por arroz com castanha, uvas passas, e de sobremesa pudim de tapioca.

Para harmonizar com esse cardápio, ele sugere vinho moscatel ou brut rosé. O espumante moscatel é elaborado com uvas aromáticas da varietal Moscato e cepas climatizadas com aromas frutados, florais, cítricos e de sabor suave.

O espumante brut rosé é elaborado a partir de uvas clássicas assemblage de três variedades da Serra Gaúcha: riesling, chardonnay e pinot noir, com aromas de frutas vermelhas [amora, cereja e morango], com toques sutis de especiarias doces. “Tudo isso harmoniza muito bem com saladas diversas, aves, carpaccios, leitão, peixes grelhados e assados, queijos neutros e sobremesa”, explica Manoel.

PREPARO DO PIRARUCU ASSADO AO MOLHO DO TUCUPI

Salada de folhas verdes com queijo coalho e vinagrete de tucumã

Ingredientes

1 maço de jambu branqueado sem os talos

1 pé de alface roxa rasgada

1 manga corta em cubos médios

100g de queijo coalho cortados em cubos médios

2 fatias de pão de forma cortados em cubos e assado no forno

Ingredientes do molho

50g de tucumã cozido e batido no liquidificador com pouca água

Suco de 1 limão

1 galho de coentro picado

1 galho de salsa picada

1 pitada de pimenta-do-reino branca

Sal a gosto, Azeite de oliva a gosto. Água a gosto

Preparo do vinagrete e salada

Em um bowl coloque o suco de limão, o tucumã batido, a salsa, o coentro e misture. Em seguida adicione o azeite de oliva aos poucos, batendo com ajuda de um batedor de arame, até ficar a mistura bem homogêneo.

Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Corte a manga, o queijo e reserve. Em uma vasilha ou bowl adicione as folhas de jambu, a alface roxa, o queijo coalho e a manga e misture levemente e sirva com o molho de tucumã e as torradas.

Tempero do peixe e Preparo

Ingredientes:

1kg de filé de pirarucu cortados em tranche ou inteiro; suco de 2 limão; 2 dentes de alho picados; azeite de oliva a gosto; mix de pimentas (pimenta-rosa, pimenta-do-reino branca, coentro em grão); 1 colher (chá) de alcaparras picadas.

Modo de preparo:

Numa vasilha, adicione o suco de limão, o alho, as alcaparras, o azeite de oliva e o mix de pimentas moído na hora. Misture tudo com uma colher e passe esse tempere no filé de pirarucu. Deixe marinar por alguns minutos. Numa assadeira forrada com papel alumínio, coloque o peixe e leve ao forno preaquecido e asse até o peixe ficar dourado por cima e suculento por dentro. Depois de assado sirva com o molho de tucupi.

Molho de tucupi

1 litro de tucupi temperado com (chicória, alfavaca, pimenta de cheiro, alho, açúcar e sal); 40 g de farinha de trigo; 40 g de manteiga; 10 g de alho-poró picado; 10 g de salsão picados; 10 g de cebola picados; 2 galho de coentro picado; QN de azeite de dendê; QN de sal; 60 ml de leite de coco.

Modo de preparo:

Leve uma panela ao fogo com a manteiga e um pouco de azeite de dendê, a cebola, o alho-poró, o salsão e misture bem. Adicione a farinha de trigo e mexa até formar um roux. Acrescente o tucupi temperado à panela gradualmente, mexendo ou batendo para impedir a formação de grumos.

Espere ferver, depois abaixe o fogo para ferver novamente. Retire do fogo e passe por uma peneira ou um chinois. Leve ao fogo novamente e adicione o leite de coco e corrija o sal. Finalize com o coentro.

Arroz com castanha e uvas passas

Ingredientes:

500g de arroz tipo I; 200g de castanha-do-Brasil torrada e picada; 50ml de vinho branco seco; ½ xícara (chá) de uvas passas; 30 ml de azeite de oliva; ¼ de maços de cheiro verde; sal a gosto; 1,700ml de água quente

Modo de preparo:

Numa panela refogue a castanha no azeite de oliva. Acrescente o arroz, e refogue por cerca de 1 minuto. E adicione o vinho e deixe evaporar. Após, acrescente o sal e água quente para cozinhar mais rapidamente. Após cozido misture a uvas passas e o cheiro verde.

Pudim de tapioca

Ingredientes:

100g de tapioca; 30g de manteiga; 1 caixa de creme de leite; 1 lata de leite condensado; 200ml de leite de coco; 5 unidades de ovos; 300ml de água; 300g de açúcar; 1 pitada de sal;

Modo de preparo:

Prepare uma calda com o 250g de açúcar e a água, e caramelize uma fôrma para pudim. Reserve. Hidrate a farinha de tapioca com 50g de açúcar e o leite de coco.

Bata no liquidificador os ovos, e acrescente a manteiga, o leite condensado, o creme de leite, sempre batendo bem.

Acrescente a farinha de tapioca e bata mais um pouco. Acrescente a mistura na forma, e leve ao forno para assar em banho-maria. O ponto é até quando enfiar um palito e ele sair limpo. Aproximadamente 50 a 60 minutos.

SOBRE O CHEF MANOEL

Dólmã, a estatueta concedida pelo grupo Conforto Gastronômico é considerada o Oscar brasileiro da gastronomia. Manoel, criador do Pirarucu Rondon, o prato típico de Porto Velho, também recebeu o título de embaixador Dólmã, em reconhecimento ao seu trabalho.

Três chefs de cada estado e cinco nacionais foram indicados para concorrer à premiação 2016.

O pirarucu Rondon tem cinco ingredientes e fica pronto em pouco mais de meia hora. Nele, Manoel valoriza os produtos regionais, adicionando jambu, batata doce, macaxeira e tucupi.  Essa receita levou o chef Manoel a capacitar outros 20 chefes de restaurantes da cidade.

“Nossa cultura é o pirarucu seco, mas essa amostra é para dizer que o pirarucu fresco também tem mercado. Nossa culinária é muito rica e então criamos o pirarucu Rondon, 100% regionalizada, desde a proteína principal”, ele disse.

Manoel ingressou no Serviço Nacional do Comércio (Senac) em 2004 e de lá para cá adotou a bandeira da valorização dos produtos típicos amazônicos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS