MP recomenda à Semed que ofereça transporte escolar adequado a estudantes que amamentam

MP recomenda à Semed que ofereça transporte escolar adequado a estudantes que amamentam

MP recomenda à Semed que ofereça transporte escolar adequado a estudantes que amamentam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Infância, emitiu recomendação à Secretaria de Educação do Município de Porto Velho (Semed) para que ofereça transporte escolar adequado a estudantes que amamentam (lactantes) e permita que tais alunas levem os filhos consigo, nos veículos, até a instituição de ensino em que estejam matriculadas, visando à garantia do aleitamento materno.

A orientação foi expedida pelo Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, após tomar conhecimento do caso de uma estudante que precisa levar o filho no transporte escolar, em razão de ainda amamentá-lo, mas que obteve da Semed a informação de que só alunos podem ser transportados no ônibus escolar.

Ao proceder a recomendação, o Integrante do Ministério Público afirmou que o aleitamento materno é um processo único e capaz de reduzir a mortalidade infantil, ao diminuir a incidência de doenças infecciosas. A prática também proporciona nutrição de alta qualidade para a criança, contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento; bem como contribui para a saúde da mulher, reduzindo riscos de certos tipos de câncer e de anemia.

O Promotor de Justiça ressaltou, ainda, que a proibição perante a possibilidade de filhos de estudantes lactantes acompanharem as mães no transporte escolar poderá gerar evasão escolar.

Entre outros pontos, argumentou que as políticas públicas da primeira infância devem atender o interesse superior da criança e sua condição de sujeito de direitos e de cidadã; que devem ser implementadas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; que todos os direitos da criança na primeira infância devem ser garantidos independentemente das condições econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem, conforme dispõe a Lei nº 13.257.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS