IFRO promove debate sobre exercício do voto para deficientes

IFRO promove debate sobre exercício do voto para deficientes

IFRO promove debate sobre exercício do voto para deficientes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promove a partir desta quarta-feira (21) o projeto “Sou deficiente! Mas não diferente. Votar é meu direito”. Coordenado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRO em Cacoal, a atividade pretende conscientizar pessoas com deficiência sobre seu direito ao voto, bem como ajudar autoridades a compreender dificuldades de acessibilidade durante a eleição.

Coordenadora do NAPNE em Cacoal, Michelle Ayres explica que o IFRO tem absorvido diversos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais, fator que motivou a criação desta iniciativa. “Esses alunos e seus familiares enfrentam muitas dificuldades e é vital orientá-los sobre seus direitos legais enquanto eleitores e a importância do voto na busca por estas melhorias”, ela defende.

Para alcançar os objetivos propostos o projeto está dividido em duas ações principais. Na quarta-feira, 21 de setembro, haverá uma palestra com o tema “Por que devo votar?”. Em seguida, uma mesa redonda entre representantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Tribunal Regional Eleitoral (TER-RO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Rondônia (MP-RO), Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTTRAN), Conselho da Pessoa com Deficiência de Cacoal e Associação da Pessoa com Deficiência discutirá o tema “Meus direitos e deveres enquanto cidadão brasileiro”. A programação é gratuita e vai acontecer no auditório da UNESC das 13h30 às 17h.

Nos dias 22 e 23 de setembro estão previstos ações de trânsito para estender à discussão aos moradores de Cacoal, através de panfletos e materiais educativos. Na quinta-feira (22), das 8h às 10h, o pit stop vai ocorrer na BR-364, em frente à rotatória que dá acesso ao Campus Cacoal e terá participação da Associação de Pais e Amigos Surdos (APASA), do Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic), além de servidores e alunos do curso técnico em Informática do IFRO. A atividade será coordenada pela Polícia Rodoviária Federal e pelo NAPNE.

Na sexta-feira (23) o pit stop acontece das 7h às 10h, em frente ao supermercado Servilar da Avenida Sete de Setembro, região central de Cacoal. Neste dia, além da APASA e dos servidores do IFRO, participará da ação o Governo do Estado de Rondônia através da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a SEMTTRAN, que coordenará a ação junto ao NAPNE.

PROGRAMAÇÃO – 21 de setembro

13h30 – Abertura

14h – Palestra | O exercício da cidadania: por que devo votar?

14h45 – Intervalo

15h – Mesa redonda | Meus direitos e deveres enquanto cidadão brasileiro

15h50 – Discussões e questionamentos entre participantes e palestrantes

16h30 – Apresentação cultural

17h – Encerramento

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS